Loading...

NOTÍCIAS

06 Out 2022

Curso de Enfermagem realiza simpósio sobre saúde mental

Com o tema “Suicídio: uma morte evitável”, o evento é realizado em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e está na sexta edição 

 

Com o intuito de promover novos conhecimentos sobre a saúde mental para os futuros profissionais da área, o curso de Enfermagem da UCEFF, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), realiza o VI Simpósio com a temática “Suicídio: uma morte evitável”.

 

O evento, que ocorre entre 7 e 8 de outubro, será realizado no auditório da unidade central da instituição e contará com a presença de palestrantes e especialistas em lidar com questões relativas à saúde mental.

 

Minicursos e simulação

 

No primeiro dia do Simpósio, está programada a realização de três minicursos e uma simulação clínica entre as 14h e 17h. Os minicursos têm como temáticas a contenção física, abordagem do comportamento suicida no pronto-socorro e comportamento suicida x automutilação, e serão realizados por Anderson Funai, pela enfermeira Patrícia Trentin, pelo médico João Victor Garcia e o professor Edson Sbhegen. A simulação será conduzida pelos professores Felipe José Barreto e Yaná T. Tomasi.

 

Palestras

 

Ainda no primeiro dia do Simpósio, das 19h às 22h, o evento terá palestras relacionadas à temática. A abertura da conferência será ministrada pelo reitor da UFFS, o professor e doutor Marcelo Recktenvald. Em seguida, a professora doutora Dorisdaia Carvalho de Humerez, tratará sobre “A atuação da enfermeira junto a pessoas que planejam e/ou tentaram suicídio”. Para encerrar a noite, a terapeuta ocupacional Carolina Santana Mafra, falará sobre “A contribuição da Terapia Ocupacional para o cuidado junto a pessoas que tentaram suicídio”.

 

Mesa redonda

 

A partir das 9h do dia 8 de outubro, inicia a mesa redonda com os palestrantes no VI Simpósio. Lucila Penso Meneghetti e Cleonice Maria Marcolan, profissionais do Centro de Valorização da Vida (CVV), falarão sobre “Telefonemas em crise”. Já a doutora Cristina dos Santos Padilha, tratará sobre “Como abordar o paciente suicida no consultório”, e o psicólogo mestre André Figueiredo Pedrosa, trata sobre “Psicanálise e suicídio: temáticas da autodestruição do sujeito”. Para finalizar o evento, o doutor Frederico Fernandes Moreira participará de forma online, oportunidade em que falará sobre “A atuação do CIATox/SC em casos de tentativas de suicídio”. O término do Simpósio está previsto para o meio-dia.

 

Temáticas importantes

 

A coordenadora do curso de Enfermagem da UCEFF, Tifany Colome Leal, ressalta que a instituição está feliz pelo convite para participar do VI Simpósio. “A grande importância deste evento é que ele vai agregar tanto para profissionais de enfermagem quanto para psicólogos, terapeutas emocionais e médicos”, destaca.

 

Tifany pontua que serão apresentados ensinamentos acerca do manejo tanto clínico quanto no consultório, no qual estratégias de prevenção e cuidado serão ensinados. “É um evento muito interessante para os profissionais de saúde em geral. No contexto atual, vemos cada vez mais uma crescente nos números e precisamos saber como atuar”, afirma.

 

Teoria e prática

 

Segundo a coordenadora, um dos diferenciais do VI Simpósio é a implementação de conceitos práticos além dos teóricos. “Temos na sexta-feira (7) minicursos que serão realizados e vão agregar muito conhecimento aos acadêmicos, além da teoria apresentada durante as palestras dos profissionais que são referência no assunto, convivem com esses casos e possuem experiências muito exitosas para compartilhar”, enfatiza.

 

Papel integrador

 

Anderson Funai, professor adjunto IV da UFFS, salienta a importância de realizar parcerias entre instituições de ensino, pois proporciona a integração de estudantes e professores de instituições distintas. “Os estudantes quando se tornarem profissionais terão que trabalhar com pessoas que não conhecem e essas experiências durante a graduação tem esse caráter pedagógico”, explica. 

 

De acordo com o professor, haverá profissionais com atuação em áreas distintas do conhecimento, o que acarretará a ampliação do network e desenvolvimento de parcerias subsequentes.

 

Novos aprendizados

 

Conforme a estudante do quarto período do curso de Enfermagem da UCEFF, Nathlia Cavalli, eventos como esse acarretam inúmeros benefícios para a carreira acadêmica dos alunos. “O simpósio é importante tanto para nós quanto para profissionais que não são da área da saúde. A temática escolhida é relevante para conscientizar as pessoas, bem como, nos ensina a saber como agir nessas situações. O evento concede a integração com diversos especialistas e proporciona ganho em nossa profissão”, conclui.

Novos aprendizados


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento