Os acadêmicos de Enfermagem da UCEFF, com apoio da coordenação do curso, promoveram o “Trote Solidário” com objetivo de incentivar a doação de sangue. O período de doação de sangue se estende por todo o ano, porém os acadêmicos de Enfermagem escolheram os meses de abril e maio para realizar a ação. Para participar da atividade é muito simples, basta acessar o site do HEMOSC e agendar um horário para a doação. Pelo site é possível verificar quais horários estão disponíveis no período de segunda-feira a sábado.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Tifany Colomé Leal, explica que é muito importante que todos que puderem façam a doação de sangue, pois muitas pessoas necessitam no tratamento e na reabilitação de algumas doenças. “Este trote solidário além de inserir os alunos na comunidade exercendo seu papel social, faz com que os mesmos se aproximem da realidade de um serviço de saúde tão relevante em nosso município e região, fator fundamental para a formação do profissional enfermeiro”, comenta Tifany. A professora faz ainda um convite, “todos podem participar! Se você não puder ser um Doador, seja um divulgador!”.
Jênifer Simon Bender está no primeiro período do curso de Enfermagem da UCEFF e foi uma das estudantes que participou da ação. Ela conta que a turma planejou a atividade em conjunto, mas nem todos os colegas puderam contribuir em função dos pré-requisitos para a doação de sangue. Mesmo assim, Jênifer relata que todos apoiaram a campanha de doação.
“Eu não era doadora, então não imaginava como seria a experiência. Minha mãe me acompanhou e chegando lá fomos muito bem recebidas, cumprimos com todos os protocolos e nós duas doamos. A princípio apenas eu doaria, mas ela acabou se motivando e foi também. Sinto que com esse simples ato, consigo ajudar muitas pessoas que realmente precisam e dar esperança a muitas famílias. Acredito que a maior motivação vem de dentro de cada um, saber que somos seres sociais e dependemos uns dos outros. A doação de sangue é algo simples mas que pode salvar vidas”, contou Jênifer.
A professora Tifany Colomé Leal ressalta a necessidade de doações neste momento de pandemia devido a Covid-19, afinal a procura para doação reduziu e a demanda aumentou. Também em função disso existem algumas limitações para a doação. São elas:
Tifany explica ainda que durante a doação todos os cuidados para prevenção a Covid-19 são seguidos, até mesmo o horário agendado é para proporcionar maior segurança para o doador.