O 1º Simpósio Nacional do Departamento de Oncologia e o 53º Encontro da Sociedade Catarinense de Neurocirurgia reuniu palestrantes especialistas da área
Promover novos conhecimentos e aproximar os acadêmicos de profissionais renomados da área. Esse foi o intuito da participação do curso de Enfermagem da UCEFF no 1º Simpósio Nacional do Departamento de Oncologia e o 53º Encontro da Sociedade Catarinense de Neurocirurgia, que ocorreu nos últimos dias 1 e 2 de março, em Chapecó.
Na oportunidade, os estudantes tiveram acesso a uma programação diversificada com palestras e oficinas práticas que elevaram os aprendizados teóricos e práticos adquiridos durante a graduação.
Momento enriquecedor
Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da UCEFF, Tifany Colomé Leal, o evento foi valioso tanto para os alunos quanto para os professores. “Pudemos experienciar e vivenciar dois dias intensos com palestrantes de todo Brasil e também internacionais. Além disso, tivemos atividades práticas e oficinas ministradas por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área, que trouxeram relatos e demonstraram as melhores técnicas para o paciente com tumor cerebral”, diz.
Tifany também apontou a importância de um evento desse porte ter sido realizado no Oeste catarinense. “Foi gratificante participar e ver como Chapecó é referência nesse tipo de cirurgia e como o cuidado com esse paciente é importante no campo da Enfermagem”, pontua.
Teoria na prática
A professora do curso de Enfermagem da UCEFF e integrante da comissão organizadora do evento, Andreia Cristina, conta que na ocasião foram discutidas questões relacionadas aos diagnósticos e tratamentos de tumores cerebrais, que proporcionaram técnicas inovadoras e estratégias avançadas com o objetivo de indicar a melhor escolha de tratamento e trazer qualidade de vida ao paciente.
“Foi um momento muito proveitoso, com aulas teórico-práticas, discussões dos casos e condutas que proporcionaram um grandioso aprendizado aos profissionais e estudantes de Saúde. O ponto alto do evento foi uma cirurgia transmitida ao vivo para os participantes, com o paciente acordado e comentada por grandes nomes da área neuro-oncológica”, lembra.
Crescimento profissional
De acordo com a acadêmica do quinto período do curso de Enfermagem da UCEFF, Valeria Furlan, a importância desse momento para a qualificação acadêmica foi imensa. “Pude ter acesso a palestras, workshops e debates que me proporcionaram uma visão atualizada e abrangente sobre os avanços e desafios no campo da oncologia”, destaca.
Valeria, que também integrou a comissão organizadora, salienta que o networking criado durante o evento proporcionou um grande crescimento profissional. “Entrar em contato com tantos profissionais da área ainda durante a graduação foi uma oportunidade enriquecedora. Essa proximidade com especialistas me mostrou a realidade da prática clínica e da pesquisa em oncologia”, finaliza.