Loading...

NOTÍCIAS

29 Ago 2022

Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza viagem de estudos para Minas Gerais

Na viagem os acadêmicos conheceram diversos locais importantes para a história brasileira e para o ramo

 

Enriquecer culturalmente e ampliar os conhecimentos dos acadêmicos. Esse foi o objetivo da viagem de estudos realizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo para Minas Gerais. O grupo de alunos esteve no estado mineiro entre os dias 23 e 28 de agosto, momento em que puderam explorar diversos conhecimentos relacionados às diferentes áreas de atuação profissional do arquiteto e urbanista, como patrimônio histórico, arquitetura moderna, arquitetura de interiores,  paisagismo, urbanismo, arte, entre outros.

 

Segundo o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Alex Marcos Bedin, a viagem foi de grande valia aos estudantes. “A imersão cultural e profissional traz uma série de benefícios para o desenvolvimento do pensamento crítico, proporciona a vivência com diferentes áreas de conhecimento e atuação profissional, contribui para a ampliação do repertório arquitetônico e urbanístico e incentiva os acadêmicos a pesquisar, conhecer e inovar nos projetos”, ressalta.

 

História de perto

 

No dia 24, os estudantes puderam conhecer locais que guardam a história do Brasil. “Estivemos em São João Del Rei, cidade natal de Tancredo Neves, que foi povoada por paulistas no final do século XVII e tem uma marcante trajetória na religiosidade do povo. Visitamos a Igreja de São Francisco de Assis, construída em 1774 é patrimônio histórico nacional, com peças decorativas do Aleijadinho”, detalha Alex.

 

O professor conta que os acadêmicos conheceram brevemente a cidade vizinha de Tiradentes e Congonhas, onde puderam visitar o Santuário Bom Jesus de Matosinhos, que contém os principais monumentos originais do Aleijadinho. Também foram até o centro cultural da Romaria, local que servia de abrigo para os pobres a partir do ano de 1770 e foi vendida posteriormente para construção de um hotel, mas que nunca foi executado.

 

Restauração em Ouro Preto

 

Alex relata que no dia 25 os viajantes puderam conhecer o trabalho de restauro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, feito pela a equipe da arquiteta Deise Cavalcanti Lustosa, onde foi relatado todo processo de aprovação e execução junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). 

 

“Pudemos acompanhar as técnicas de restauro aplicadas e compreender a importância do trabalho de restauração e manutenção da nossa história. Seguimos com um City tour pela cidade de Ouro Preto, com visita a feira municipal, onde conhecemos diversos museus, casarões e outras igrejas”, acrescenta.

 

Arquitetura de BH

 

Conforme o professor, no dia 26 a excursão foi até a capital do estado, Belo Horizonte. Na cidade os acadêmicos conheceram diversos locais famosos no meio arquitetural. “Começamos pelo Conjunto Moderno da Pampulha, onde tivemos o privilégio de pisar em ícones da arquitetura moderna como: Museu de Arte da Pampulha, Igreja São Francisco de Assis, Casa Kubitschek e os emblemáticos Mineirinho e Mineirão”, diz.

 

Na sequência, os estudantes conheceram a Praça da Liberdade que, de acordo com Alex, traz muita cultura com uma série de museus e obras de Oscar Niemeyer. “Partimos então para a CasaCor Minas Gerais, onde conhecemos o trabalho de alguns dos mais renomados arquitetos e designers nacionais. Essa vivência com o que há de mais atual trouxe muito conhecimento para os viajantes”, salienta.

 

Encerramento em Brumadinho

 

Para encerrar a viagem, os alunos visitaram o Instituto Inhotim, em Brumadinho, cidade atualmente conhecida pelo desastre ambiental do rompimento de uma barragem de rejeito da mineração. 

 

“Depois de passar a pacata cidade, entramos em um lugar paradisíaco que chega receber 5 mil visitantes em um único dia e é considerado o maior museu a céu aberto do mundo. O espaço é dedicado à preservação da natureza e o incentivo à arte contemporânea. Com diversas edificações voltadas para instalações artísticas, permeadas de um paisagismo exuberante assinado por Burle Marx e Luiz Carlos Orsini, passamos o dia alimentando o conhecimento e a criatividade”, conclui.

cultura


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento