A viagem acadêmica ocorreu entre os dias 8 e 10 de junho
Promover a aproximação dos acadêmicos com culturas de outras regiões do país e enriquecer o repertório dos futuros profissionais arquitetos e urbanistas. Esse foi o intuito da viagem de estudos realizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF de Chapecó à cidade de São Paulo, entre os dias 8 e 10 de junho.
Na oportunidade, os estudantes, juntamente com os professores do curso, puderam conhecer a maior metrópole do Brasil e os grandes ícones da arquitetura alimentando o universo criativo, enriquecendo o conhecimento sobre história, paisagismo, design, decoração e muito mais.
Imersão cultural
De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Alex Bedin, se tratou de um momento rico em aprendizado e integrador para os alunos. “Foram três dias intensos vivenciando diversas experiências ligadas com as diferentes áreas de conhecimento da arquitetura e do urbanismo”, afirma.
No primeiro dia os acadêmicos visitaram o Parque Ibirapuera que conta com uma estrutura gigante de cultura e lazer, aberto ao público e onde são realizadas diversas exposições. “Conhecemos o Teatro Municipal de São Paulo, a Pinacoteca e a praça das artes, o Vale do Anhangabaú que passou por uma restauração completa e é onde ocorrem diversas atividades culturais e artísticas. Passamos pela Estação da Luz, onde os acadêmicos puderam conhecer na prática como funciona uma estação de metrô, inclusive tendo a experiência de utilizá-la”, conta o coordenador.
Os estudantes também tiveram a oportunidade de ver a Avenida Paulista de um mirante, no Sesc, onde visitaram uma exposição de arte urbana. “Interagimos com a cultura japonesa através da Japan House e acessamos o grande complexo da Cidade Matarazzo, projetado por grandes nomes da arquitetura e do design mundial, com prédio corporativo, hotel, comércio e restaurante de alto padrão. Também visitamos o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Instituto Moreira Salles e finalizamos o segundo dia com a visita na Casa Cor”, destaca Alex.
No terceiro e último dia, os alunos percorreram outro grande parque da cidade, o Villa Lobos, onde milhares de pessoas aproveitam as áreas de corridas, passeios de bicicleta e patins, praça de alimentação, roda gigante, museu e biblioteca. “Fomos para o Sesc Pompéia, um complexo de lazer, cultural e artístico que é uma grande referência do modernismo da arquitetura, sendo uma das obras mais importantes do Brasil. Para encerrar, fomos conhecer o Museu do Ipiranga e o Parque da Independência, que passou por uma grande reconstrução após o incêndio em 2018”, lembra o coordenador.
Experiência inesquecível
Alex pontua que vivenciar estas experiências foi inesquecível. “Conhecer de perto todos esses ícones da arquitetura é muito importante para construir um repertório de conhecimento e formar profissionais criativos e engajados com o passado, presente e futuro de nossa sociedade”, salienta.
Para a acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF, Pietra Dalla, a oportunidade de participar de uma viagem de estudos para São Paulo foi uma experiência enriquecedora. “É fundamental para uma instituição de ensino incentivar e organizar viagens como essa para agregar no conhecimento durante o processo acadêmico, pois vai além da sala de aula proporcionando novas experiências acadêmicas”, relata.
Pietra destaca que estar em movimento vivenciando novas experiências sempre é enriquecedor. “Em uma cidade com uma rica história arquitetônica tivemos a oportunidade de observar marcos arquitetônicos e desenvolver meu conhecimento prático, complementando o aprendizado teórico da sala de aula. Ver a materialização de conceitos, relação entre teoria e a prática em grande escala foi inspirador”, finaliza.