26 Abr 2023

Curso de Agronomia realiza palestra técnica

O engenheiro agrônomo André Rech, representante da empresa Raix Sementes, falou aos estudantes sobre os princípios do funcionamento do solo

Aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Esse foi o objetivo da palestra técnica realizada pelo curso de Agronomia da UCEFF na última terça-feira (25), na disciplina de Uso, Manejo e Conservação do Solo. Participou do evento o engenheiro agrônomo André Rech, representante da empresa Raix Sementes, que falou sobre o “Manejo regenerador dos ambientes produtivos”.

Na oportunidade, os acadêmicos puderam dialogar e tirar dúvidas com o palestrante a respeito dos princípios do funcionamento do solo. De acordo com o professor da disciplina, Marciano Balbinot, a palestra foi um momento de reflexão, integração e de aprendizado que permitiu uma discussão amplamente construtiva que complementou, reforçou e acrescentou na formação dos acadêmicos.

“Os assuntos abordados possuem uma relevância sublime, pois tratam da sustentabilidade do sistema solo e, por consequência, da sobrevivência da humanidade que depende, entre outros, também desse recurso natural para produzir o mais nobre dos produtos: o alimento”, destaca.

Momento enriquecedor

Marciano pontua que a formação acadêmica se dá pelas mais variadas formas de aprendizagem, sendo as palestras mais uma ferramenta utilizada pela instituição. “Esses momentos proporcionam também uma parceria e aproximação com as empresas e profissionais do setor. Fica o nosso agradecimento ao engenheiro agrônomo André Rech, pelo brilhante trabalho e a empresa Raix Sementes pela contribuição junto a agricultura brasileira”, frisa.

Para a estudante do curso de Agronomia da UCEFF, Maria Sperotto, toda e qualquer forma de comunicação com novas pessoas são bem recebidas. “Nossa área de graduação requer uma grande rede de networking, do mesmo modo que requer um vasto conhecimento de diversas áreas”, salienta.

Ela relata que a palestra foi uma das melhores que pôde participar durante a graduação. “Nosso encontro com o André, que é uma pessoa comunicativa e extremamente inteligente, foi muito proveitoso, pois ele transmitiu o conhecimento de forma leve e esclarecedora, o que fez com que nós, ainda alunos, pudéssemos compreender tudo o que foi pontuado”, declara.

Parceria produtiva

O representante da empresa Raix Sementes, André Rech, enfatiza que a palestra foi de suma importância para os futuros profissionais ali presentes. “Conversamos sobre a forma, composição e dinâmica de funcionamento do solo e o que ele requer para funcionar e desempenhar determinadas funções. Isso possibilita que construamos uma agricultura mais eficiente, regenerativa, sustentável e de baixo custo, na qual o agricultor consegue ser mais eficiente e financeiramente sustentável”, cita.

André, que é autor dos livros “Rotas para Agricultura Sustentável” e “Livro dos Agricultores”, diz que os conhecimentos teóricos e práticos facilitam a implantação de uma agricultura mais natural e eficiente na região. “Esperamos estender essa parceria com a UCEFF com o intuito de ajudar na formação dos estudantes para que se tornem bons profissionais no campo do agronegócio”, conclui.

A coordenadora do curso de Agronomia da UCEFF, Magdalena Reschke Lajus Travi, assevera que a palestra foi excelente para os alunos verem o que ocorre atualmente na área. “O momento serviu para colocar nossos acadêmicos em evidência, o que possibilitará a realização de estágios e pesquisas. Montaremos um experimento na Fazenda Escola, em parceria com a empresa Raix Sementes, sobre a parte da agricultura regenerativa na qual poderemos testar novas tecnologias e conhecimentos, o que trará ganhos para todos”, finaliza.

Novos aprendizados