Os acadêmicos realizaram a análise da estrutura externa de flores no laboratório
Possibilitar novos conhecimentos ao aliar a teoria à prática. Esse foi o intuito da aula promovida pelo curso de Agronomia na última quarta-feira (16), no componente curricular de Morfologia Vegetal sobre a estrutura externa das flores e inflorescências.
A atividade teve como objetivo a visualização na prática do estudo da nomenclatura floral visto anteriormente em aula expositiva-dialogada. Segundo a coordenadora do curso de Agronomia da UCEFF e professora da disciplina, Magdalena Travi, estudar a estrutura floral servirá de base para o futuro profissional dos acadêmicos.
“Engenheiros agrônomos devem compreender que a função primordial das flores e inflorescências é a produção de sementes para a formação de novas plantas, garantindo a sobrevivência das espécies. Esse entendimento será uma ferramenta útil à sistemática (classificação) e à fisiologia, contribuindo, ainda, na orientação do manejo das plantas”, ressalta.
Experiência fundamental
De acordo com o estudante do segundo período de Agronomia da UCEFF, Rafael Lunardi Garbin, ter a experiência da teoria aliada à prática é um ponto fundamental para um profissional das áreas agrárias. “Na última aula prática foram utilizadas diversas variedades de flores e inflorescências para identificarmos onde estão as partes, a função de cada uma e para que fim este ensinamento nos será útil”, detalha.
Rafael afirma que a base teórica/prática ofertada pela UCEFF promove a formação de um profissional de excelência para o mercado de trabalho. “Com um conhecimento mais amplo sobre as funções da profissão e as áreas que abrangem essa incrível área, poderemos auxiliar no desenvolvimento do mundo e levar condições de produção para as áreas mais adversas do mundo”, finaliza.