A noite desta quarta-feira (19) foi especial na UCEFF Palmital. Acadêmicos do curso de Agronomia organizaram uma mateada durante o intervalo em alusão ao Dia do Gaúcho. O evento teve direito à música ao vivo e erva-mate para os amantes de chimarrão.
Comemorado em 20 de setembro, o Dia do Gaúcho é celebrado em alusão à Revolução Farroupilha (1835-1845), também conhecida como Guerra dos Farrapos. A Revolução é lembrada pela revolta contra o Governo Imperial do Brasil, na qual militares e civis queriam separar-se do Império do Brasil. A guerra terminou em um acordo de paz entre os envolvidos. Portanto, por ser um dos episódios mais simbólicas no Rio Grande do Sul, foi atribuída à data o Dia do Gaúcho.
Marcelo Machado, acadêmico do curso e um dos organizadores da mateada, comenta que a noite teve o objetivo de lembrar os costumes e tradições da cultura gaúcha, muito difundidas em Santa Catarina, tanto pela proximidade dos estados quanto pela colonização. Os estudantes se reuniram no hall do bloco A e aproveitaram para cantar canções da herança gauchesca, além de compartilhar o velho e clássico chimarrão.
A mateada também contou com a parceria da Erva-mate Chiru. A ervateira deixou a noite da comunidade acadêmica mais alegre com “elemento sagrado” de um bom chimarrão.