Condições climáticas desfavoráveis, incidência de doenças e pragas, entre outros fatores, são preocupações constantes do produtor de hortaliças. Essas constantes no campo comprometem tanto a qualidade quanto o rendimento dessas culturas interferindo na renda do produtor.
Para combater esses riscos, uma alternativa é o cultivo em ambiente protegido que interfere nos efeitos da temperatura, radiação solar, precipitação, além de reduzir o efeito da sazonalidade favorecendo a oferta mais equilibrada de hortaliças durante todo o ano. Os alunos de Agronomia da UCEFF receberam, nesta terça (03) e quarta-feira (04), a engenheira agrônoma e doutora em Fitopatologia, Lilian Cerbaro Galiazzi, que ministrou o minicurso “Cultivo em Ambiente Protegido”.
Ela abordou técnicas de cultivo e manejo de hortaliças em ambiente protegido, tecnologias utilizadas atualmente para uma boa produção e discutiu com os acadêmicos sobre as potencialidades de uso em áreas ou regiões com restrição ao cultivo em céu aberto.
A atividade faz parte da programação do curso para a Jornada Politécnica – Um Novo Mundo Sustentável, que acontece durante o segundo semestre letivo.