Com objetivo de fiscalizar o exercício profissional dos engenheiros e garantir seus direitos profissionais, com base na Lei Federal nº 5.194/1966, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA) é o órgão responsável por garantir que obras e serviços técnicos sejam executados por profissionais e empresas regulamentadas.
Os CREAs são entidades da esfera estadual, e exercem o papel de primeira e segunda instância, que verificam, orientam e fiscalizam o exercício profissional. A UCEFF junto aos cursos de Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, e Engenharia Ambiental e Sanitária, promoveram uma conversa com o CREA. A atividade visa apresentar e aproximar os estudantes do órgão responsável pela regulamentação da profissão. Além disso, por meio do CREAJr é possível demonstrar aos estudantes que desde a graduação podem conhecer e fazer parte da organização.
A conversa contou com a fala da Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, Caroline Burtet, que é Coordenadora da Assessoria de Apoio às Instituições de Ensino e CREAjr-SC.
Além disso, o presidente do CREA-SC, Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, Carlos Alberto Kita Xavier, conversou com os estudantes da UCEFF.
Para falar do CREAJr, o Coordenador Regional Titular do CREAjr Chapecó, Marcelo Machado de Oliveira Júnior, a dirigente de cursos do CREAjr, Débora Fernanda Capra, e a representante de Instituição de Ensino do CREAjr, Beatriz Tonial, também estiveram presentes na atividade.
A organização do evento ficou por conta dos professores, Magdalena Reschke Lajús Travi, coordenadora do curso de Agronomia da Uceff Chapecó, e Neuri Antônio Feldmann, coordenador do curso de Agronomia da Uceff Itapiranga. Para a professora Magdalena, a atividade é fundamental pois aproxima os acadêmicos das questões que envolvem a profissão e as atribuições profissionais.