Que o ano de 2020 foi atípico para todo o mundo já sabemos. Tivemos que nos reinventar e encontrar novas maneiras de estudar, trabalhar e viver. Projetos importantes não podem parar e o Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF participou ativamente de iniciativas visando a melhoria e o bem-estar da comunidade, com foco principal em crianças e adolescentes. Confira os trabalhos realizados em 2020:
1- Projeto Maria Leite
O Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF atua junto à organização comunitária há alguns anos e em 2020 não poderia ser diferente. Neste ano, a UCEFF continuou auxiliando em ações visando a qualidade de vida dos jovens do bairro de Marechal Bormann. Foram feitas:
2- RAIA (Rede de Atendimento à Infância e Adolescência)
O Núcleo de Direitos Humanos representou a UCEFF participando de reuniões mensais junto aos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) dos bairros da cidade, Secretarias Municipais de Esporte, Cultura e Lazer, o Conselho Tutelar, escolas das redes municipal e pública, Secretaria da Educação e outras instituições de ensino superior de Chapecó. As reuniões são organizadas sob supervisão da Promotora Vânia Cella Piazza. O objetivo desses encontros é de levantar demandas relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes e encontrar soluções. A Núcleo de Direitos Humanos:
O Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF também está atuando junto ao GAPA no aplicativo ‘Tamo Junto’, que visa assistir relações familiares vulneráveis que envolvam crianças e adolescentes. Acadêmicos do curso de Psicologia contribuirão em 2021 com a redação e edição de conteúdos para o aplicativo.
O Núcleo de Direitos Humanos, em nome da UCEFF, foi convidado a participar do Grupo Gestor da NISA. Estão sendo definidos detalhes de contribuição por parte da UCEFF na produção de conteúdo relacionado à Direito de Família e comportamento de crianças e adolescentes. O site da NISA, que é um projeto do Ministério Público de Santa Catarina, está em processo de criação e terá circulação estadual.