O Setor de Extensão da UCEFF Chapecó, em parceria com a Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do Hospital Regional do Oeste (HRO), realizou uma ação nessa quarta-feira (27) em alusão à Semana Nacional de Doação de Órgãos.
Membros da CHT percorreram as unidades do Palmital e do Santa Maria, a fim de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância de comunicar a família sobre o desejo de ser um doador. Conforme esclarece a técnica de Captação, Jaqueline Dias de Oliveira, a doação pode ser realizada somente com a permissão dos familiares da pessoa, não sendo mais válida a declaração em documentos oficiais.
Divididas em duas equipes, as profissionais do CHT distribuíram panfletos e esclareceram dúvidas em ambas as unidades, Central e Plamital. Dia 27 de setembro é lembrado como o Dia Nacional de Doação de Órgãos, por essa razão a campanha se intensifica neste mês.
De acordo com dados Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), de 2007 até o ano passado, o aumento no número de transplantes realizados chegou a cerca 51,4%. Ou seja, em uma década, o montante mais que dobrou.
O cenário é otimista, mas ainda é preciso ir além. Em razão do pouco esclarecimento sobre doação de órgãos, muitas pessoas sentem resistência em permitir ou se tornar um doador. Atualmente, no Brasil, entende-se como Potencial Doador a pessoa que for diagnosticada com morte encefálica. Para tanto, uma equipe multidisciplinar de profissionais é acionada para proceder com os exames necessários e confirmar a causa da morte.
Mais detalhes sobre doação de órgãos podem ser obtidas no site da ABTO. O mais importante é esclarecer suas dúvidas e compartilhar informações a respeito do tema, para diminuir as filas e contribuir com a vida de tantas pessoas.