Tudo o que é novo costuma nos causar apreensão e surpresa. Pudera, para quem inicia os estudos em uma Instituição de Ensino Superior, descobre-se em uma realidade bem diferente. São novas responsabilidades, novos amigos e relações, além de uma autonomia não experienciada antes.
Mas para ser menos “estranha” essa mudança, a UCEFF Chapecó desenvolveu o Programa de Integração de Calouros (PIC). O objetivo é que os estudantes ingressantes conheçam e se habituem com a vida acadêmica. “Nós esclarecemos dúvidas, apresentamos os espaços da IES e, sobretudo, mostramos aos calouros quais serão os desafios que os esperam na graduação”, explica a Coordenadora Pedagógica, professora Iselda Pereira.
A ideia é “quebrar o gelo” e habituar os acadêmicos à rotina da instituição. Para isso, são utilizadas dinâmicas de socialização, assim como conversas com o professor da disciplina. Dentre os assuntos abordados na atividade estão os espaços de atendimento ao estudante e as formas de avaliação das disciplinas, por exemplo. “Nesse momento, é importante identificarmos as expectativas dos estudantes em relação à instituição e de nós com eles”, esclarece a coordenadora. “Mais que isso, queremos que minimizar as inseguranças e prepará-los para a graduação”, completa.