Loading...

NOTÍCIAS

07 Mar 2019

Calouros de Agronomia realizam o Trote Solidário do curso

 

Nessa quarta-feira (06), mesmo com a chuva, os calouros de Agronomia da UCEFF Chapecó não fugiram do compromisso e realizaram o Trote Solidário - Colheita Partilhada. Como a UCEFF não compactua com trotes violentos ou vexatórios, a ideia proposta pelos cursos de graduação foi incentivar boas ações entre os estudantes.

 

Desta vez, os acadêmicos de Agronomia foram desafiados a plantar cerca de 100 mudas de alface na estufa da Área Experimental. A turma do 3º período, veteranos, aplicou o trote nos colegas, que tiveram de plantar as pés de alface sem nenhum conhecimento prévio e ferramentas, somente com as mãos.

 

A “brincadeira” foi orientada pela coordenadora do curso, professora Magdalena Lajus Travi, que salientou sobre os conhecimentos para manejo de culturas, solo, espécies, adubação e colheita - assuntos que em breve serão abordados nas disciplinas.

 

  • Um passo de cada vez

Pelos próximos quatro meses, os estudantes do 1º período serão responsáveis por acompanhar o crescimento e desenvolvimento das plantas. Isso tudo, porque eles também farão a colheita das mudas, que serão distribuídas aos colaboradores da UCEFF.

 

Para Laís Bruna Todero, plantar alface não é novidade, já que em sua casa é hábito cultivar diferentes alimentos na horta. A jovem estudante ficou contente quando soube que o trote seria diferente."Foi uma dinâmica com algo muito simples, mas que envolveu todos os colegas”, comenta. “Mesmo sem conhecer os demais estudantes e estar em um lugar que não estávamos acostumados, a tensão foi dando lugar à diversão”.

 

Ainda é cedo para dizer qual ramo da Agronomia ela deseja seguir. E segundo Laís, todas as áreas são incríveis e muito interessantes. O jeito mesmo é descobrir aos poucos suas potencialidades. “Acredito que ao longo do curso vou conhecer melhor as áreas e, assim, poderei decidir o melhor caminho”, completa a caloura.

 

  • Sem violência e humilhação!

O Trote Solidário, regulamentado pela portaria nº 050/2018, tem o objetivo de despertar a consciência social, ambiental, ética, cultural e solidária nos acadêmicos ingressantes.

 

A iniciativa também procura estimular o trote não violento e não vexatório, atualmente proibido no estado de Santa Catarina pela Lei Nº 15.431/2010 e pela Lei Nº 17.703/19. E neste ano, diferentes ações foram pensadas pelos cursos. De casinhas para cães abandonados ao plantio coletivo de hortaliças. Veja abaixo como serão os Trotes Solidários.

 

Mãos na terra


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento