Loading...

NOTÍCIAS

09 Jul 2018

Aula inaugural recebe palestra de Jarco Imbassahy em Chapecó

Não é novidade que as relações de trabalho têm mudado. Maior flexibilidade, ambientes digitalizados, a vinda do coworking… Tudo isso faz parte da rotina de muitas empresas e, neste contexto, a comunicação interpessoal pega carona nas transformações sem volta.

 

Um dos maiores desafios dos gestores surge das relações interpessoais, ou seja, da comunicação estabelecida nos espaços corporativos. Alcançar todos os setores e criar sinergia entre os funcionários parece complicado, mas existem meios possíveis. “Estabelecer uma comunicação clara, objetiva e sem ruídos é um dos atuais obstáculos. E cada segmento empresarial precisa compreender quais são suas características, pois isso é determinante ao elencar prioridades, métodos e canais de diálogo dentro e fora dos setores”, avalia Jarco Imbassahy, consultor e especialista na área de comunicação empresarial.

 

Apesar de existir desde a década de 1980, o jornalismo empresarial ainda é tímido, analisa Andressa Moschetta, professora do MBA em Comunicação Empresarial e Marketing da UCEFF Chapecó. A carreira na área, de acordo com ela, é uma das mais promissoras, mas a escassa profissionalização gera duas situações: profissionais pouco experientes e desatenção da empresas. “A cobrança do mercado em relação aos resultados e a gestão dos negócios exige que os profissionais da área tenham habilidade suficiente para lidar de maneira inteligente nas diferentes circunstâncias”, esclarece.

 

  • Tudo está mudando

Mas lidar de forma eficaz em termos de comunicação não se minimiza aos espaços internos, pois a comunicação externa é outro aspecto de atenção dos empreendedores. Para Andressa, a comunicação e o marketing são partes indissociáveis de uma empresa e o gerenciamento de ambas as áreas abrange diferentes tomadas de decisão. “O olhar deste profissional passa a incorporar práticas convergentes, antes distantes de sua função. Isto é, comunicação externa, posicionamento de marca, inteligência de mercado, marketing digital, planejamentos e estratégias precisos, tudo isso são parte das atribuições do novo perfil dos especialistas na área”,  pontua.

 

Professor e palestrante convidado para a aula inaugural do MBA, Jarco também salienta para a humanização nos processos de comunicação. “Foi-se o tempo em que tínhamos o modelo rígido de relações, onde o ‘empregado’ é subordinado ao ‘chefe’”, esclarece. “Hoje em dia, as estruturas trabalhistas têm rompido com a verticalidade e buscado pela horizontalização, onde existem as figuras de líderes e gestores que têm a função de desenvolver as competências dos liderados, das equipes”, que na perspectiva de Jarco cruza pela comunicação da empresas.

 

Além disso, potencializar as habilidades dos colaboradores é outro aspecto desta nova configuração nas relações de trabalho. A ideia, de acordo com o palestrante, é encontrar soluções em grupo, delegar funções e não mais mandar ou esperar por resultados individuais.

MBA em Comunicação e MKT


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento