Não é novidade que as relações de trabalho têm mudado. Maior flexibilidade, ambientes digitalizados, a vinda do coworking… Tudo isso faz parte da rotina de muitas empresas e, neste contexto, a comunicação interpessoal pega carona nas transformações sem volta.
Um dos maiores desafios dos gestores surge das relações interpessoais, ou seja, da comunicação estabelecida nos espaços corporativos. Alcançar todos os setores e criar sinergia entre os funcionários parece complicado, mas existem meios possíveis. “Estabelecer uma comunicação clara, objetiva e sem ruídos é um dos atuais obstáculos. E cada segmento empresarial precisa compreender quais são suas características, pois isso é determinante ao elencar prioridades, métodos e canais de diálogo dentro e fora dos setores”, avalia Jarco Imbassahy, consultor e especialista na área de comunicação empresarial.
Apesar de existir desde a década de 1980, o jornalismo empresarial ainda é tímido, analisa Andressa Moschetta, professora do MBA em Comunicação Empresarial e Marketing da UCEFF Chapecó. A carreira na área, de acordo com ela, é uma das mais promissoras, mas a escassa profissionalização gera duas situações: profissionais pouco experientes e desatenção da empresas. “A cobrança do mercado em relação aos resultados e a gestão dos negócios exige que os profissionais da área tenham habilidade suficiente para lidar de maneira inteligente nas diferentes circunstâncias”, esclarece.
Mas lidar de forma eficaz em termos de comunicação não se minimiza aos espaços internos, pois a comunicação externa é outro aspecto de atenção dos empreendedores. Para Andressa, a comunicação e o marketing são partes indissociáveis de uma empresa e o gerenciamento de ambas as áreas abrange diferentes tomadas de decisão. “O olhar deste profissional passa a incorporar práticas convergentes, antes distantes de sua função. Isto é, comunicação externa, posicionamento de marca, inteligência de mercado, marketing digital, planejamentos e estratégias precisos, tudo isso são parte das atribuições do novo perfil dos especialistas na área”, pontua.
Professor e palestrante convidado para a aula inaugural do MBA, Jarco também salienta para a humanização nos processos de comunicação. “Foi-se o tempo em que tínhamos o modelo rígido de relações, onde o ‘empregado’ é subordinado ao ‘chefe’”, esclarece. “Hoje em dia, as estruturas trabalhistas têm rompido com a verticalidade e buscado pela horizontalização, onde existem as figuras de líderes e gestores que têm a função de desenvolver as competências dos liderados, das equipes”, que na perspectiva de Jarco cruza pela comunicação da empresas.
Além disso, potencializar as habilidades dos colaboradores é outro aspecto desta nova configuração nas relações de trabalho. A ideia, de acordo com o palestrante, é encontrar soluções em grupo, delegar funções e não mais mandar ou esperar por resultados individuais.