Você já ouviu falar em “distorções harmônicas”? Saiba que isso pode afetar diretamente a sua rotina. Todos os equipamentos e materiais eletrônicos podem sofrer com distorções na qualidade da energia elétrica, causando problemas de uso e a qualidade do produto.
E para minimizar os danos, além de exercitar o conhecimento, a professora Franciele Cicconet, do curso de Engenharia Elétrica da UCEFF, realizou uma aula prática com a turma do 10º período. Os estudantes tiveram de montar circuitos analógicos, simulando um tipo de equipamento.
Depois, com auxílio do osciloscópio, os acadêmicos puderam verificar visualmente aspectos como deformação, calcular seu valor e comparar se estão de acordo com os limites exigidos pelas normas. A professora explica as distorções harmônicas são apenas um dos problemas que podem ocorrer. “Por exemplo, é como se você comprasse algo que deve ser redondo e chega a você algo triangular. Ou seja, houve distorções”.
O que parece ser algo distante do dia a dia, tende a interferir tantos os processos e linhas de produção, desligando máquinas ou fazendo elas operaram de forma errônea, quanto, interrupções no fornecimento da energia que chega até nós, se esses valores de distorções forem muito altos. “Portanto, os futuros engenheiros devem ser capazes de identificar e corrigir esses problemas quando ocorrem”, pontua Franciele.