Acadêmicos dos 6º períodos dos cursos de Administração Premium e Ciências Contábeis Premium da UCEFF Chapecó foram desafiados na Atividade Corporativa deste semestre. Divididos em grupos de três integrantes, os estudantes tiveram de buscar por cases de feirantes a fim de realizar um “Diagnóstico de Sustentabilidade para Feirantes da Agricultura Familiar de Chapecó”.
Sob orientação dos professores Tiago Francisco de Camargo e Gilberto Niederle, os trabalhos deverão levar em consideração alguns eixos, como Agricultura Familiar, Sustentabilidade, aspectos econômicos, sociais e ambientais. A partir do levantamento das informações, a intenção é que os grupos façam proposições de melhorias.
Na noite desta quarta-feira (12), os acadêmicos receberam a visita de Samuel Tafernaberri Vasques, representante da Secretaria da Agricultura de Chapecó, do proprietário da Scussel Verduras, Jucimar Scussel, e dos proprietários da Araça Ambiental, Marluci Pozzan e Evandro Carlos Avi. A intenção da aula foi subsidiar os trabalhos a partir dos relatos de experiência e dados compartilhados pelos profissionais.
Uma das vantagens da Atividade Corporativa está na sua interdisciplinaridade, que integra conhecimentos de administradores e contadores, estruturando os projetos de forma mais consistente. A metodologia proposta para a atividade foi a Análise SWOT (sigla em inglês), conhecida como Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). O método é muito utilizado para diagnosticar e analisar cenários, especialmente no planejamento estratégico de corporações.