O Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF Chapecó realizou nesta semana uma ação para sensibilizar a comunidade acadêmica à doação de sangue. Em parceria com o Hemosc de Chapecó e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), estudantes bolsistas do Artigo 170, acompanhados pela coordenadora do Núcleo, Juliana Benetti, passaram nas salas comunicando a importância do gesto solidário.
Com a chegada do fim de ano, os estoques de sangue e plaquetas começam a diminuir e para reverter essa situação, o Hemosc incentiva a participação dos doadores. No dia 25 de novembro é celebrado o Dia do Doador de Sangue, então, nada mais justo que abraçar a campanha.
LEIA TAMBÉM: Um gesto que vale por muitos
Larissa Rodrigues Cherobin, acadêmica do 2º período de Odontologia, é exemplo de solidariedade. Aos 21 anos, ela já doou duas vezes e pretende continuar. “Eu nunca precisei, mas meu avô sim”, comenta a jovem. “E nós nunca sabemos quem ao nosso lado vai precisar, por isso eu procuro ajudar, porque em algum dia eu posso precisar de uma transfusão”, explica.
Os professores e técnicos-administrativos também participaram da ação. A presidente da CIPA, professora Cleusa Teresinha Anschau, passou nos setores para convidar os profissionais da UCEFF a aderirem à campanha do Hemosc.
Se você ainda não doou sangue, mas pretende tornar-se um(a) doador(a), veja como é simples contribuir com o Hemosc:
- Para doação de Plaquetas e Hemácias por Aférese
Agende sua doação: No site do Hemosc é possível programar o dia de doação.
Contato
Hemocentro Regional - Chapecó / (49) 3700 6400
Rua São Leopoldo, 391 D, Bairro Esplanada
Veja abaixo como ser um doador: