Educação e Arquitetura são duas áreas do conhecimento que ultrapassam o âmbito de formação acadêmica. E foi com essa perspectiva que estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF realizaram uma visita técnica ao Colégio Logosófico de Chapecó.
Parte do Projeto Integrador II, o objetivo da visita foi conhecer melhor a Pedagogia e aperfeiçoar a percepção entre concepção arquitetônica e o projeto da escola, como esclarece o professor César Pagano Galli - que acompanhou os acadêmicos, assim como a coordenadora do curso, professora Adriana Diniz Baldissera.
Como neste semestres os estudantes deverão desenvolver um projeto de escola, nada mais inspirador que estar in loco. Recepcionados pela diretora Luciana Paludo Balbinot, eles puderam compreender o modo como as diferentes abordagens pedagógicas influenciam no ambiente escolar, considerando aspectos como programa de necessidades e funcionalidade.
A estudante do 3º período Naylana Genevro conta que foi muito interessante conhecer uma escola diferente de onde ela estudou. “O colégio possui uma horta que serve para ensinar sobre a frustração, isto é, de ‘plantar algo e não nascer’, ensina sobre a paciência de esperar para colher”, comenta a jovem.
Em contrapartida à visita, os estudantes vão desenvolver uma proposta de abrigo para os animais da escola. Hoje, o espaço conta com coelhos, galinhas-d'angola, cachorros e patos. E todos fazem parte do processo de aprendizado dos alunos no trato e lida com os animais, além do envolvimento e do cuidado com a natureza.
Após a visita, os acadêmicos também foram ao local onde será desenvolvido o projeto da escola, para levantamento de informações e condicionantes físicas. “Os novos abrigos buscam melhorar a qualidade de vida desses animais, vão ser mais amplos, com mais espaço para a locomoção”, comenta Naylana.