Loading...

NOTÍCIAS

14 Mai 2018

Arquitetura e Engenharia Civil realizam palestra sobre ‘BIM’

Em atividade interdisciplinar, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil promoveram uma palestra técnica sobre a plataforma BIM e os processos de compatibilização de projetos. A atividade foi conduzida pelos engenheiros civis Francisco Enoir Filho, egresso da UCEFF Chapecó, representando a Premier Engenharia Diagnóstica, e Guilherme Pelizza, que mora em Londres e representa o BIM na Prática, através de uma videoconferência.

Os profissionais dialogaram a respeito do mercado da construção civil em Santa Catarina, além das vantagens da utilização da plataforma BIM, destacando o caráter profissionalizante que a ferramenta incorpora no trabalho, o fator colaborativo da plataforma e a qualidade de informação e controle da construção.

De acordo com o coordenador de Engenharia Civil, professor Ailson Barbisan, um dos principais objetivos da proposta da aula, além de promover a integração entre os acadêmicos dos dois cursos, foi ressaltar a importância da qualificação profissional

permanente nestas profissões e do trabalho em equipe aliado ao uso da tecnologia apresentada pelos profissionais.

 

  • Afinal, o que é BIM?

O Building Information Modeling (BIM), ou “Modelagem da Informação da Construção”, em tradução livre, é um software utilizado por profissionais de Arquitetura, Urbanismo e Engenharias. O programa permite a unificação de um projeto, modelado e modificado por qualquer profissional em simultaneidade. Assim, a elaboração de projetos se torna muito mais, pois agrupa as informações relativas aos projetos arquitetônicos, com a vantagem de apresentá-los de diferentes formas: vistas transversais, longitudinais, em planta baixa ou 3D.

Para a coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, professora Adriana Diniz Baldissera, cada vez mais a qualidade final das construções e as exigências do mercado exigem dos profissionais competências que perpassam todas as etapas de uma obra. “Hoje, desenvolvemos atividades na concepção do projeto, na especificação dos materiais e nas técnicas construtivas utilizadas do início ao término da obra. Ou seja, é esta multidisciplinaridade que justifica a utilização do BIM como uma tendência de mercado qualificada no processo de gestão das edificações como um todo”, completa Adriana.

 

Quer saber mais? Dê um play e entenda como o software funciona. 

 

Tecnologia


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento