A Usina Hidrelétrica de Itaipu começou a ser pensada no ano de 1973, a partir do Tratado de Itaipu, celebrado em abril do mesmo ano, em um acordo entre Brasil em Paraguai. As obras da usina tiveram início em 1975, sendo que em 1984 entrou em funcionamento a primeira unidade geradora. Em 1991 eram 18 unidades geradoras em funcionamento, sendo 09 em 50Hz (lado paraguaio) e 09 em 60Hz (lado brasileiro), com 12.600MW de potência.
Em 2007 foram instaladas as duas últimas unidades geradoras, somando ao todo 14.000MW de potência instalada. Em 2016, a Usina de Itaipu atingiu a marca de 103.098.366MWh de energia gerada, se tornando a maior usina hidrelétrica no mundo em geração de eletricidade.
Toda essa realidade foi vista por perto pelos alunos de Engenharia Elétrica. Eles estiveram na Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), no fim de setembro, acompanhados dos professores Fabiano Faller e Marcelo Makiyama.
No local, eles puderam visitar o Mirante do Vertedouro e observar o canal de escoamento em épocas de cheias do reservatório, a barragem onde podem visualizar em um ponto os condutos forçados e em outro ponto a barragem da usina, a sala de transformadores com painéis de controle e a barragem de gravidade aliviada, onde conheceram os sistemas de sensoriamento, bem como as salas de despacho de cargas e de comando central, a galeria de geração com as turbinas e geradores elétricos e a área externa.