Um dia dedicado a promoção da conscientização da população chapecoense. O Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (GAPA) de Chapecó convidou seus parceiros para um evento durante todo o dia de sábado (2), em celebração ao Dia Internacional de Luta Contra a Aids.
A UCEFF é parceira da organização há muitos anos e esteve presente na atividade por meio do Núcleo de Direitos Humanos e dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Odontologia. Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina de Programação Visual, criaram embalagens de porta-camisinha e os três grupos vencedores tiveram seus projetos confeccionados e doados nessa ação. Além disso, a UCEFF – com o apoio da Gráfica Expresso – distribuiu flyers informativos.
A intenção foi mobilizar a sociedade sobre a importância do teste e do tratamento preventivo a Aids. Ainda não há cura para o HIV. Mas avanços científicos nessa área possibilitam que a pessoa com vírus tenha qualidade de vida. Pessoas positivas para o vírus podem viver anos sem apresentar os sintomas e sem desenvolver a doença.
Se uma pessoa for diagnosticada precocemente com o HIV, poderá realizar o tratamento disponível nos sistemas públicos e privados de saúde e, assim, conviver com o vírus. O exame gratuito é disponibilizado na rede pública.