No fim de semana passado, o curso de Agronomia da UCEFF Chapecó promoveu uma viagem de estudos em diferentes empresas da área no Rio Grande do Sul. Entre os dias 12, 13 e 14, os acadêmicos conheceram empresas de tecnologia, pesquisa e máquinas voltadas à produção agrícola.
Acompanhados pela coordenadora do curso, professora Magdalena Travi, o grupo de estudantes teve como primeiro destino a Biotrigo, em Passo Fundo. A empresa possui mais de 10 anos no mercado e é uma das mais importantes na área de melhoramento genético de cultivares de trigo. No mesmo dia, visitaram a OR Melhoramento de Sementes, especializada em cultivares para a agricultura de precisão.
No segundo dia de viagem, a turma conheceu a Embrapa Trigo, que atua desde 1974 em Passo Fundo, sendo uma das 47 unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. O espaço possui mais de 50 pesquisadores, que desenvolvem estudos voltados aos processos, serviços e sistemas para o setor agropecuário.
Ainda na quinta, o roteiro da viagem contou com uma visita ao Laboratório de Biotecnologia da Universidade de Passo Fundo (UPF). O espaço é reconhecido por realizar a produção de mudas e tubérculos de batata semente, produzidos pelo processo de micropropagação, das cultivares Atlantic, Asterix, Ágata, Baronesa, Cupido e Macaca.
Referência no ambiente acadêmico, a UPF é credenciada Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como produtora e certificadora da própria produção de batata semente dessas cultivares. O laboratório ainda realiza a produção de mudas de morangueiro e gipsofila (mosquitinho), também pelo processo de micropropagação. No último dia de viagem, o grupo foi à cidade de Não-Me-Toque, onde fica localizada uma das sedes da Stara Indústria de Implementos Agrícolas.
De acordo com a coordenadora do curso de Agronomia, professora Magdalena Lajús Travi, a viagem permitiu que os acadêmicos conhecessem outros mercados e áreas de atuação profissional. Desse modo, ampliando as possibilidades ainda dentro da graduação.