Em maio do ano passo, o curso de Agronomia da UCEFF Chapecó realizou o plantio e cultivo de aveia na Área Experimental, resultado de convênios firmados com empresas. Ao longo dos últimos 12 meses, os estudantes e professores conduziram pesquisas para validar as tecnologias testadas no campo. E no fim do mês passado, apresentaram a conclusão dos testes aos representantes das empresas.
A equipe responsável por toda a pesquisa compõe o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão e Agronomia (Gepea) da UCEFF Chapecó. Orientados pela coordenadora e professora do curso, Magdalena Travi, e pelo professor Carlos Zandoná Rupollo, os acadêmicos avaliaram o desempenho de aveia com uso de adubação nitrogenada - com fins à alta produtividade e redução de perdas.
As sementes, a adubação e os demais insumos foram disponibilizados pela Fecoagro, Yara Fertilizantes e Cooperalfa, empresas conveniadas na pesquisa. A etapa de campo no primeiro ano encerrou ainda em outubro de 2018. Mas levou-se um tempo para os acadêmicos se dedicarem aos ensaios e avaliações laboratoriais, constatando as hipóteses do trabalho.
Sintonia com o mercado
Muito entusiasmado com o projeto ficou o acadêmico Gabriel Frassini. Ele comenta que a experiência possibilitou não somente praticar o conhecimento teórico, como se aproximar dos profissionais do mercado e, sobretudo, estar em contato com novas tecnologias da área.
LEIA TAMBÉM: Agronomia realiza plantio de soja na Área Experimental
Segundo a professora Magdalena, o projeto terá continuidade. A coordenadora do curso reforça a significa troca que a iniciativa promove para os estudantes. Ela ainda lembra que outros convênios têm sido firmados com empresas e nichos para garantir integralidade na formação dos futuros engenheiros agrônomos. Também participam do Gepea os acadêmicos Marcelo Machado de Oliveira Jr e Mateus Facco.