“Fazer o bem sem olhar a quem”, é com este ideal que os cursos de Administração e Ciências Contábeis da UCEFF Chapecó planejaram o Trote Solidário - Páscoa + Doce deste ano. O objetivo foi arrecadar brinquedos e chocolates para a Páscoa e doar os produtos arrecadados para uma instituição sem fins lucrativos.
E no sábado passado (13), calouros e veteranos do 3º período, acompanhados pela coordenadora dos cursos, Leossania Manfroi, e pela professora Cleusa Teresinha Anschau, o grupo fez a entrega uma instituição* que atende 35 crianças e adolescentes em Chapecó.
Quem aprovou a proposta de Trote foi a acadêmica do 1º período de Administação Julia Tonini Tasca. A jovem comenta que se sentiu muito feliz ao realizar o gesto, em poder colaborar com a Páscoa de outras crianças e adolescentes - que possivelmente não receberiam tantos presentes. “Eu sou completamente a favor dessa ideia, de não realizar trote vexatório, mas em contribuir com as demais pessoas, em gestos de generosidade”, pontua Julia.
De acordo com a professora Leossania, todos os estudantes colaboraram entre si para arrecadar o maior número de brinquedos e doces. Não houve competição, o objetivo dos calouros e veteranos era o mesmo. “De fato, eles se engajaram e dedicaram muito para deixar a Páscoa das crianças mais alegre”, salienta.
Inclusive, o esforço dos estudantes foi tão grande, que até conseguiram doações de empresas parceiras do Trote. “Todo mundo se uniu no intuito de ajudar, se voluntariando para a atividade, fomos bem determinados”, comenta 3º período de Ciências Contábeis Gustavo Brustolin Freitas. “Não há valor que pague a espontaneidade do sorriso de uma criança”, completa o jovem.
O Trote Solidário, regulamentado pela portaria nº 050/2018, tem o objetivo de despertar a consciência social, ambiental, ética, cultural e solidária nos acadêmicos ingressantes.
A iniciativa também procura estimular o trote não violento e não vexatório, atualmente proibido no estado de Santa Catarina pela Lei Nº 15.431/2010 e pela Lei Nº 17.703/19. E neste ano, diferentes ações foram pensadas pelos cursos. De casinhas para cães abandonados ao plantio coletivo de hortaliças. Veja abaixo como serão os Trotes Solidários
* O nome da instituição teve de ser preservado por motivo de segurança.