Loading...

NOTÍCIAS

11 Abr 2018

Acompanhamento pedagógico qualifica aprendizagem dos alunos

Trabalho contínuo com professores e alunos

Melhorar a qualidade de ensino e, consequentemente, de aprendizagem dos acadêmicos. É nisso que a direção de ensino e a coordenação pedagógica da UCEFF atuam. Nesse semestre foram desenvolvidas atividades envolvendo alunos, professores e coordenadores para um melhor aproveitamento do ensino em sala de aula.

Uma das ações, liderada pela coordenadora pedagógica Iselda Pereira e pela professora e psicóloga Fernanda Patricia Moratelli, consiste em mapear o perfil dos alunos ingressantes. Foram utilizadas estratégicas de interação e integração para que os alunos pudessem manifestar comportamentos individuais no coletivo.

“Quem são esses alunos? De que forma eles aprendem? Assim, podemos orientar os professores nos métodos de ensino”, comenta Fernanda. O trabalho acontece em tempo real: após o diagnóstico, os coordenadores dos cursos recebem as informações necessárias e os professores recebem retorno sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula. A partir disso, é possível replanejar a metodologia utilizada e aplicá-la para que o desenvolvimento e aprendizagem melhore.

Foram dois encontros por turma, cerca de 10h de atividade por grupo. O estudo concluiu, por exemplo, que 85% dos ingressantes são jovens entre 17 e 22 anos. “É um projeto inovador que vem ao encontro da nova proposta pedagógica da UCEFF”, explica Iselda. 

Qualificação docente

Paralelo ao trabalho desenvolvido com os alunos, também é realizado ao longo do semestre a qualificação dos professores, através do CAD, para utilização de metodologias ativas em sala de aula. “O objetivo é otimizar a participação do aluno. Ao utilizar as metodologias ativas, há uma percepção melhorada de aprendizagem, o aluno passa a apropriar-se da aprendizagem, torna-se ativo no processo”, argumenta a coordenadora pedagógica.

“Os acadêmicos avaliam ativamente e qualitativamente todo o processo”, conta. O monitoramento dos resultados acontece simultaneamente às ações. As avaliações sempre são repassadas aos professores que têm a oportunidade de readequar a metodologia utilizada em sala de aula. “As qualificações, o acompanhamento da efetividade da aprendizagem, revisão e replanejamento acontecem de maneira ágil para que o aluno finalize o semestre da maneira mais otimizada possível”, finaliza Iselda.

educação


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento