Loading...

NOTÍCIAS

06 Mai 2019

Ação conscientiza jovens sobre riscos das DST's e do HIV

 

Com o objetivo de promover informações sobre prevenção de gravidez e educação sexual, O Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (GAPA) de Chapecó criou o projeto “Circulando Informação”. O propósito é realizar uma série de encontros e formar adolescentes multiplicadores em três territórios de atuação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

A ação iniciou em fevereiro e encerra em novembro, com o fechamento do projeto e uma mostra do conhecimento aberta ao público, no qual os jovens apresentarão o que aprenderam com a iniciativa. Como a intenção é contemplar tanto adolescentes e comunidade, neste ano, os territórios atendidos são: CRAS da Efapi, CRAS do Marechal Bormann CRAS do Seminário.

 

E para contribuir com a ação do GAPA, o Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF Chapecó, em parceria com o Projeto Maria Leite, participou de dois encontros no Bormann. Isso porque, o projeto possui mais de 140 crianças e adolescentes cadastradas na escolinha de futebol.

 

  • Informar para mudar

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2015, os nascimentos de bebês de mães entre os 10 a 19 anos, chegaram a 550 mil, o que representa 18% dos número total de nascimentos. Somente em Chapecó, em 2017, nasceram 302 filhos de mães com 12 a 18 anos. Para a coordenadora do projeto, Rose Malacarne Santander, o número é preocupante, pois a maternidade precoce é uma dentre muitas situações de vulnerabilidade que as adolescentes enfrentam.

 

Rose comenta que a estimativa anual é de 340 milhões de novos casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) curáveis. Destas, 10 a 12 mil acontecem no Brasil e a AIDS é mais preocupante. “Por essa razão, o nosso esforço se volta à formação de multiplicadores de informações sobre prevenção de doenças e na circular materiais de educação sexual para os adolescentes”, destaca a coordenadora.

 

O mais importante é destacar que a ideia da multiplicação de informações é que os adolescentes repassem a outros jovens com a linguagem deles, isto é, da maneira com a qual eles mais se identificam, sobretudo, através das mídias digitais e da internet, completa Rose.



Adolescentes Multiplicadores


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento