Estudantes do 9º período do curso de Engenharia Elétrica da UCEFF Chapecó tiveram a oportunidade de conhecer a Subestação Foz do Chapecó no último sábado (13). Acompanhados pelo professor Thiago Minatto Machado, o grupo realizou uma visita técnica a Alpestre, no Rio Grande do Sul, onde está localizada a subestação.
Administrada pela Eletrobras Eletrosul, a subestação teve um investimento de aproximadamente R$ 18 milhões e atende, basicamente, a região noroeste do estado - sendo uma das subestações responsáveis pelo escoamento da energia produzida na Usina Foz de Chapecó.
Conforme esclarece o professor, a intenção da visita foi apresentar aos estudantes equipamentos e sistemas que compõem uma Subestação de Energia Elétrica de Rede Básica 230kV, assimilando conteúdos das aulas teóricas com a prática in loco.
Os acadêmicos puderam conhecer de perto Sistemas de Proteção, de Supervisão e de Controle, assim como os principais equipamentos da subestação: Transformadores de Potência, Para-Raios, Transformadores de Potencial (TP), Transformadores de Corrente (TC), Seccionadoras, Disjuntores e Barramentos.