Ao todo 27 trabalhos foram apresentados à banca avaliadora
O curso de Direito da UCEFF promoveu a apresentação de 27 pré-projetos de pesquisa na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I). As pesquisas foram apresentadas à banca avaliadora com o intuito de qualificar os trabalhos acadêmicos.
Segundo a professora das disciplinas de TCC I e II do curso, Cleusa Teresinha Anschau, a realização do pré-projeto de pesquisa é crucial para a qualificação do trabalho para a banca avaliadora final.
“A banca orienta cientificamente o que o acadêmico produziu com o objetivo de deixar a pesquisa adequada para o TCC II. Meu papel é auxiliar e melhorar a escrita e o cunho científico do trabalho, bem como, verificar se é preciso que a pesquisa seja avaliada pelo comitê de ética”, explica.
Incentivo a pesquisa
Cleusa destaca a importância da UCEFF fomentar, além do ensino e da extensão, a pesquisa. “Quando o incentivo provém da própria instituição, o resultado é trabalhos melhores e mais qualificados”, diz.
O coordenador do curso de Direito, Eduardo Destri Schwengber, afirma que para qualquer curso de Ensino Superior o incentivo à pesquisa é imprescindível. “Decidimos ter um componente curricular de pré-projeto com o intuito de qualificar ainda mais o resultado final”, assevera.
De acordo com Eduardo, nesse primeiro momento o aluno traça as linhas delimitadoras da pesquisa, em conjunto com o professor orientador. “Essa definição inicial de como será o trabalho do acadêmico é o que revela uma importância extrema. Como resultado, tivemos excelentes apresentações devido a dedicação dos estudantes aliada à competência dos nossos professores, com trabalhos contemporâneos e profundos que certamente vão enriquecer a cultura jurídica local”, garante.
Momento singular
Para a professora do curso e membro da banca avaliadora dos trabalhos, Aline Giacomin, a pesquisa representa um momento singular na carreira acadêmica dos estudantes. “Os trabalhos de conclusão de curso são marcantes porque, como o próprio nome remete, indicam que os estudantes estão se encaminhando para a conclusão da trajetória acadêmica a que se propuseram”, detalha.
Aline ressalta que os projetos apresentados superaram as expectativas, considerando a relevância dos temas apresentados e a postura dos acadêmicos(as) nas apresentações. “Fico lisonjeada em participar desse momento importante para o Curso de Direito e para a UCEFF, já que consolida a jornada iniciada e reflete nos objetivos propostos pelo curso”, enfatiza.
Busca por mudanças
Monique Regina, acadêmica da primeira turma de Direito da UCEFF, pontua que é uma honra fazer parte da turma pioneira do curso. “Temos um papel muito importante para desenvolver enquanto primeiros acadêmicos a apresentarem projetos de pesquisa à nossa instituição”, aponta.
Ela frisa que a pesquisa é fundamental para o futuro profissional dos estudantes. “Nos trabalhos acadêmicos nós saímos de uma seara pequena e partimos para uma maior, mais aprofundada, enquanto sociedade e com uma visão do todo. Penso que, principalmente o curso de Direito, que é uma área social, nós temos a oportunidade de não somente desenvolver uma pesquisa, mas também pensarmos efetivamente em mudanças para nossa sociedade”, conclui.