Acadêmicos do 6º de Engenharia Civil da UCEFF Chapecó tiveram uma aula um tanto quanto diferente. Na disciplina de Materiais de Construção Civil II, eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma indústria de cerâmica. Além de estudar na prática a aplicabilidade do material, puderam observar o processo de produção de uma olaria.
Acompanhados pelo professor Claiton Zardo, eles realizaram a visita no último sábado (22), na Olaria Forti, localizada no Distrito Marechal Bormann, em Chapecó. A proposta da aula foi permitir que os futuros engenheiros civis compreendessem os processos tecnológicos, logísticos e produtivos de uma olaria. Segundo o professor, visitas técnicas aproximam as realidades do mercado com o processos de ensino e aprendizagem acadêmico.
No caso da olaria, foi possível saber que a argila para a produção dos tijolos é obtida do Rio Uruguai e que a matéria-prima permanece em decomposição por cerca de 6 meses até ser transformada em tijolos. Ou seja, mais do que um conhecimento técnico, os acadêmicos também compreenderam questões culturais associadas ao histórico rio.