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02 Mai 2018

“Invasão” barroca nos corredores do Poli

É provável que em algum momento você já tenha se deparado com o estilo Barroco. Seja na moda, nas artes visuais, na literatura ou mesmo na arquitetura, a expressão, que surgiu na Europa, tem quase meio milênio de história, mas ainda permanece como referência na contemporaneidade. “O foco da arquitetura é o futuro, mas a todo momento buscamos inspiração no passado, sem negá-lo”, comenta a professora Sandra Abello, que realizou uma atividade prática na disciplina de História da Arte, da Arquitetura e da Cidade II, no curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF Chapecó.

Os desenhos e aquarelas reproduzidos pelos acadêmicos do 5º período foram expostos no segundo andar do Centro Politécnico. A ideia é compartilhar com colegas e demais cursos os trabalhos ricos em detalhes. “Um das características desse estilo é a construção do espaço, pela busca de efeitos teatrais, plantas axiais ou centralizadas, contrastes entre cheios e vazios, luz e sombra e as artes decorativas”, esclarece a professora. O Barroco, que significa “pérola irregular”, representou certa libertação espacial das geometrias, além de uma declaração explícita da ostentação e poder da Igreja Católica.

O desafio agradou a acadêmica Caroline Emanuele Egger. Para a jovem, as atividades práticas não somente auxiliam a fixação do conteúdo discutido em aula, como potencializa a criatividade. “Ademais, são ótimas oportunidades de praticar diferentes formas de expressão, como o desenho, que é uma ferramenta muito utilizada tanto na faculdade quanto na vida profissional de um arquiteto”, argumenta a estudante.

 

Traços minuciosos

Para o acadêmico André Luis Cunico não foi diferente. Ele explica que o processo de desenho e esboço sensibiliza o olhar. “Eu acredito que o exercício nos instiga a aprofundar os conhecimentos em estilos, métodos e processos da Arquitetura”, pontua. André ainda avalia que o caráter detalhista do Barroco - o aspecto que mais lhe chamou atenção -, fazendo-o perceber a harmoniosidade presente nas linhas e formas, que podem ser aplicadas em outros espaços.

A ideia de despertar nos estudantes a percepção, valorização e compreensão das formas que o estilo Barroco originou parece ter dado certo, se depender do resultado dos desenhos. “Ao explorar o passado podemos compreendê-lo melhor e nos apropriarmos dos conceitos para, dessa forma, incorporarmos harmonia e ritmo nas atuais produções arquitetônicas”, conclui Sandra.

pérola irregular


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