Elaborar o projeto elétrico de uma edificação não é tarefa simples. Além disso, requer atualização constante dos conhecimentos técnicos. Por essa razão, o curso de Engenharia Elétrica da UCEFF Chapecó realizou uma palestra com o engenheiro eletricista Rafael Mohamad Correa, que compartilhou suas experiências com os acadêmicos de todos os período (2º, 4º, 6º e 8º), na última terça-feira (31).
Com o auditório lotado, Rafael explanou sobre o cenário de atuação profissional e dos aspectos a serem considerados na elaboração de um projeto elétrico predial. O especialista destacou a importância em compatibilizar os projetos arquitetônicos, uma vez que as engenharias e a Arquitetura acabam por convergir e influenciar no resultado da obra.
Pelo fato da compatibilização ainda não ser tão habitual entre os profissionais (embora a situação tenha mudado recentemente), Rafael decidiu criar o “Projeto Elétrico de Sucesso”. Neste momento, ele está circulando com o projeto e reunindo as principais demandas do mercado. A partir disso, o pretende-se elaborar um e-book para que os profissionais e recém formados o utilizem como um manual para projetos elétricos.
Como comenta o palestrante, apesar de as Normas Brasileiras (NBR) mudarem muito pouco, as concessionárias de energia elétrica estão subordinadas à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além das Normas. Neste sentido, dependendo das exigências da Agência, as concessionárias devem se ajustar aos novos padrões, o que impacta na elaboração do projeto. Assim, com os devidos conhecimentos atualizados, inconvenientes podem ser evitados, como adequações durante a obra, alterações na estética e encarecimento da construção.