No dia 1º de julho ocorreu o seminário que marcou o encerramento da atividade corporativa do primeiro semestre de 2019 do curso de Ciências Contábeis da UCEFF Itapiranga. A atividade consistia na criação de uma empresa fictícia. Os acadêmicos foram divididos em grupos de trabalho e cada um recebeu uma atividade econômica para servir como base.
Os grupos fizeram as apresentações da sua maneira, pois um dos requisitos da avaliação foi a criatividade, desenvoltura e expressão utilizadas na apresentação. Após as socializações por parte dos grupos, debateu-se os pontos positivos e negativos da atividade. Cada grupo teve oportunidade de manifestar opiniões em relação a esses pontos, resultando um feedback muito positivo.
Muitos acadêmicos manifestaram que o aprendizado a partir da prática sem muitos recursos a recorrer, desenvolve várias características que no dia a dia de uma disciplina convencional passa a não ser perceptível. De acordo com o professor Eder Heberle, "a atividade corporativa tem como objetivo desenvolver atribuições adicionais dos nossos acadêmicos, destacando-se a interação pessoal, desenvolvimento de tarefas em grupo, liderança, comprometimento".
Também foram levantadas as dificuldades enfrentadas ao longo do projeto, onde os acadêmicos constataram que não é fácil estar a frente de um empreendimento, lidando com equipes, com maneiras diferentes de pensamentos e comprometimento das tarefas que os próprios grupos haviam dispostos.