Durante o período de 13 a 17 de setembro de 2014 a professora do curso de Administração Nathalia Berger Werlang participou do XXXVIII EnANPAD, principal encontro científico de administração do Brasil.
Participaram do evento este ano aproximadamente 1.000 pesquisadores nacionais e também alguns convidados internacionais que vieram debater sobre as atuais e futuras perspectivas de pesquisa e gestão na área da Administração. Ao total foram submetidos 2.300 artigos ao evento, porém apenas 800 foram aprovados para apresentação. Destes, 2 artigos foram desenvolvidos pela professora Nathalia juntamente com dois acadêmicos do curso de Administração, Danieli Eidt Bracht e Rafael Engel.
Os artigos que foram apresentados no evento são intitulados: Orientação para Aprendizagem, Inovatividade Organizacional e Desempenho Organizacional: uma pesquisa aplicada em meios de hospedagem e Desenvolvimento de competências empreendedoras: uma investigação com produtores rurais catarinenses.
O trabalho sobre competências empreendedoras foi desenvolvido pela acadêmica Danieli Eidt Bracht sob a orientação da professora Nathalia e foi aplicado aqui na região da SDR de Itapiranga-SC. Esta pesquisa foi debatida no evento por importantes pesquisadores da área do empreendedorismo no Brasil e a partir disso foram elencadas importantes implicações práticas para a nossa região. Os resultados apontam quais são as áreas que ainda demandam investimento no meio rural, tanto por parte dos produtores rurais, quanto da gestão pública.
A professora destaca que É muito gratificante poder apresentar os trabalhos que desenvolvemos aqui na FAI Faculdades e ver o seu reconhecimento a nível nacional. Precisamos desenvolver mais pesquisas científicas aqui na instituição, porém temos que ter a ciência de que este conhecimento que produzimos não é importante apenas para a área acadêmica. Devemos disseminar o conhecimento que é produzido aqui e auxiliar de alguma maneira a sociedade em geral, demonstrando as implicações práticas gerenciais e também governamentais que despontam por meio de pesquisas científicas.