Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Pensando na abertura de um novo negócio, os empreendedores precisam desenvolver um plano de negócio a fim de identificar e restringir seus erros apenas no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
Com o intuito de proporcionar aos alunos a elaboração um plano de negócio, desde a identificação de uma oportunidade no mercado, até a verificação da viabilidade do plano, a professora Nathalia Berger Werlang desenvolveu esta atividade com os alunos do terceiro semestre do curso de Ciências Contábeis, na disciplina de Teoria Geral da Administração.
Os acadêmicos identificaram uma oportunidade, definiram o negócio, descreveram a operacionalização da futura empresa, analisaram o mercado de atuação, desenvolveram o plano de marketing e vendas, o plano financeiro e por fim, analisaram a viabilidade do negócio.
As empresas criadas pelos acadêmicos foram dos mais diferentes ramos de atuação: restaurante de entrega rápida, fast-food, espaço para a prática de paintball, restaurante de comida caseira, consultoria em gestão de negócios, serviço de buffet, desenvolvimento de hortas em ambientes internos, massas de panquecas, capas coloridas para óculos, casa de acolhimento para idosos, patchwork, design de interiores e jardinagem e empresa de placas visuais.
A professora parabeniza os alunos pela dedicação e apresentação dos novos negócios!