Nesta sexta-feira (20/5) os cursos de Engenharia estiveram discutindo as perspectivas do mercado de trabalho com a psicóloga Valicir Melchiors Trebien. A atividade foi organizada pelo professor Eduardo Roweder e acompanhada pelo professor Helton Sossanovicz.
De acordo com os professores, o objetivo deste momento é aproximar os alunos das Engenharias dos temas de gestão de pessoas e o entendimento do mercado de trabalho. “A Valicir é uma profissional com muitos anos de experiência com gestão de Recursos Humanos e, também, com Recrutamento e Seleção, fornecendo informações extremamente importantes para os futuros Engenheiros, que em breve estarão formados e em busca de desenvolvimento profissional. Mesmo, considerando que todos os alunos estão empregados atualmente”.
O professor Eduardo avalia como muito importante este tipo de atividade, cada vez mais os profissionais das Engenharias precisam adequar-se e entender o movimento que o mercado de trabalho vem fazendo. “Precisamos desenvolver cada vez mais as competências humanas junto com as competências técnicas, e esse entendimento é de extrema importância para o profissional, desenvolvendo nele a capacidade de buscar ainda mais conhecimento e oportunidades em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”.
A palestrante Valicir Melhiors Trebien disse que “foi muito bom estar com os acadêmicos das engenharias. Eu vejo flores na caminhada de vocês”.
Para o acadêmico da engenharia de produção do 9º semestre, Fabiano Hendges, “a conversa trouxe uma visão de que as pessoas são o bem mais importante de uma empresa e que a competitividade dos negócios não está mais associado somente a investimentos e tecnologia, mas sim a forma como as pessoas usam e transformam os recursos para atender a demanda do cliente. Olhando do lado pessoal, ficou claro que o conhecimento técnico não é mais um diferencial e sim um pré-requisito, sendo um diferencial a capacidade de ter um bom relacionamento e focar na cooperação para atingir os resultados individuais e coletivos.
Já a acadêmica Pamela Halmenschlager avalia que “foi muito válida a atividade para nós como futuros engenheiros de produção, visto que, devemos constantemente buscar por novos conhecimentos e formas de se posicionar no mercado de trabalho. Todavia, é fundamental enxergar todos os desafios como oportunidades. Contudo, a professora Valicir proporcionou um olhar diferente sobre nossas incertezas, que muitas vezes afetam nosso crescimento profissional”.