Nesta semana (28/06), foi realizado seminário de apresentação da atividade Diagnósticos Empresariais pelos acadêmicos do 7º semestre do curso de Administração da FAI Faculdades, proposto pela disciplina de Consultoria e Diagnóstico Empresarial. De acordo com a professora, Cristiane Botezini Albarello, o objetivo central foi apresentar os dados coletados a partir de entrevistas e questionário aplicado em empresas da região.
A apresentação das seis equipes teve como base diagnósticos realizados em empresas que se colocaram à disposição para participar das atividades, empresas em que atuam como colaboradores, ou ainda, nas suas próprias empresas. Esta última situação foi o caso do acadêmico Andrei, da empresa Abastecedora Líder, e do acadêmico Nicolau Klock da empresa Agroindustrial Jundiá.
Inicialmente, os acadêmicos apresentaram os resultados obtidos, contextualizando sobre aspectos históricos e situacionais, sobre a análise de cenários, na qual foram levantados os pontos fortes e fracos das estruturas internas, bem como as ameaças e oportunidades do contexto atual, além do mapeamento dos principais problemas enfrentados pelas empresas e seleção de um problema prioritário, o qual embasou uma proposta de consultoria como proposição de soluções.
Na ocasião, participou do Seminário, o empresário Renato Eidt, da empresa Abastecedora Líder, de Itapiranga/SC, que mencionou sobre as dificuldades empresariais provocadas pelas mudanças no cenário macroeconômico, as quais exigem agilidade, adaptabilidade e busca constante de inovações gerenciais para que as empresas consigam se manter competitivas no mercado. Ressaltou ainda, sobre a importância da inserção dos acadêmicos no contexto empresarial, haja vista que o conhecimento científico adquirido em sala de aula poderá auxiliar aos empresários e suas equipes na busca de soluções para os problemas existentes, bem como para insights e novas ideias em prol de melhorias empresariais.
Para a professora Cristiane Botezini Albarello, o mercado de consultoria vem crescendo nos últimos anos, devido à crescente complexidade do ambiente empresarial, e isso exige conhecimentos tanto holísticos e visão ampliada do negócio, como técnicos e especializados em diversas áreas. Além disso, o contexto empresarial se caracteriza, em grande parte, por pequenas e micro empresas e que, apesar do Brasil se posicionar entre os mais empreendedores do mundo, também está no ranking dos menos inovadores, evidenciando-se que muitos investimentos ocorrem mais por necessidade do que por oportunidade. Assim, as atividades de consultoria, propostas na disciplina de Consultoria e Diagnóstico Empresarial tiveram como intuito orientar os acadêmicos a realizar diagnósticos empresariais, fazer análises de indicadores, tecer relatórios e elaborar planos de ações para contribuir na disseminação de conhecimentos, na redução da lacuna competitiva e na intervenção política e estrutural das empresas visando a mudanças e resultados promissores.