Em 14 de junho, os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Ciências Contábeis tiveram uma noite memorável por conta de um Café Filosófico com fórum debatedor relativo ao assunto Choque Cultural: qual é meu comprometimento com essa realidade?
Essa abordagem se justifica pelo fato da necessidade de se estimular a observância dessa realidade na conjuntura atual. O fórum debatedor contou com a participação dos acadêmicos, tendo como professores norteadores Odir Fank e Otília Maria Dill Wohlfart.
Foram debatidas várias questões relacionadas ao preconceito racial, social, cultural e religioso. As discussões ocorreram de forma organizada, responsável e democrática, com respeito e aceitação de todas as opiniões. Ao longo da noite, os participantes saborearam um café com lanche oferecido pelos professores.
O evento atendeu às expectativas dos participantes que se sentiram confiantes na exposição dos argumentos e contra-argumentos. Entende-se que essas questões geram polêmicas e devem ser discutidas de forma educada e séria de modo a não comprometer os objetivos da aula programada. Urge que se faça uma reestruturação de algumas aulas de modo que as mesmas apresentem elementos diferenciados para discussão sem perder o foco principal que é propiciar ao acadêmico seu ingresso e sua permanência na sociedade.
De acordo com a opinião dos professores, torna-se imperioso que o Ensino Superior trate as questões sociais em qualquer disciplina, haja vista que todas contribuem para a formação do egresso e sua atuação na área profissional.