Na noite desta segunda-feira (10/10) foram apresentados os resultados do Projeto Integrador realizado durante o ano de 2022. De acordo com o coordenador, professor Rogério Cézar Soehn, a disciplina está relacionada às atividades de extensão e visa inserir os acadêmicos na comunidade local e regional, identificando eventuais soluções para problemas sociais existentes.
A temática escolhida para este ano foi o processo legislativo municipal. O coordenador explica que os alunos foram divididos em seis grupos, com integrantes do 2º e 4º semestres, e tiveram como responsabilidade identificar um problema social local e posteriormente elaborar um projeto de lei que vise sanar ou ao menos diminuir a problemática encontrada.
Os trabalhos foram avaliados por uma banca composta por quatro professores do curso de Direito, os quais, por meio de critérios objetivos, atribuíram notas para cada projeto de lei apresentado, sendo vencedora a equipe que tratou sobre acessibilidade e mobilidade.
Conforme o coordenador do curso e professor da disciplina, Rogério Cézar Soehn, a atividade alcançou seus objetivos, sendo apresentadas temáticas relevantes para serem debatidas em âmbito municipal. Além da percepção e reflexão crítica sobre temas jurídicos de relevo e repercussão social, buscou-se com a atividade desenvolver outras habilidades e competências nos alunos, como desenvolvimento de técnicas de raciocínio e argumentação jurídicos, eticidade nos debates e confronto de ideias, desenvolvimento da oratória e capacidade de trabalho em grupo.