Na noite desta segunda-feira (8/9) os acadêmicos formandos do curso de Ciências Contábeis da FAI Faculdades de Itapiranga, na disciplina de Marketing para Contabilidade, socializaram os planos de marketing desenvolvidos nos grupos de trabalho com foco em serviços inovadores para a região. Conforme o professor da disciplina, Sadi Reckziegel, a ideia foi desafiar os acadêmicos a pesquisarem sobre serviços ainda não oferecidos na região e depois desenvolverem um plano de marketing com esta finalidade.
Os acadêmicos, mesmo com pouco tempo para desenvolver o trabalho, apresentaram soluções para falta de empresas de serviços por eles apontada, como: centro completo de estética com diversos profissionais; residencial geriátrico, porém indicado para cidades maiores; portal de internet para empresas venderem seus produtos/serviços, sem a necessidade de cada empresa desenvolver e manter a sua página; entrega expressa, com atendimento em horário diferenciado e entrega de qualquer produto que possa faltar em casa; consultoria agropecuária com acompanhamento da propriedade por um profissional para depois fazer o plano de investimentos ou melhorias; e a construção de um motel - atividade bastante sugerida e que ainda não está presente no município.
\"Como a disciplina no curso de Contábeis é de apenas 36 horas/aula faz-se necessário que os acadêmicos tenham alguma noção básica do marketing repassada através dos conceitos. Desenvolver um plano faz com que se pense a missão e visão da organização, se faça uma análise do mercado, se defina os objetivos da empresa, as estratégias e o composto de marketing que envolve os 4P´s (Produto, Preço, Promoção e Praça/Distribuição), e o controle e acompanhamento das atividades planejadas. No caso de serviços inclui-se mais 3P´s (Pessoas, Processos e Evidências Físicas - Physical Evidence)\", explica o professor.