Loading...

NOTÍCIAS

01 Out 2015

Acadêmicos do 8º semestre de Administração participam de aulas diferenciadas

Gramigna (1993) já dizia: “Aprender fazendo tem sido a forma mais efetiva de ensino ... quando aprendemos fazendo, a internalização do aprendido é duradoura”. E Matos (1996) também confirmava: “A aprendizagem envolve aplicação: quanto mais o aprendiz conseguir aplicar os conhecimentos, mais seguro é seu aprendizado”.

Estes foram os conceitos que nortearam a disciplina de jogos de empresa ministrada pelo Prof. Adilson José Fabris. A última atividade foi realizada na empresa Produtos Coloniais Hammerschmitt. O objetivo central da atividade foi a atuação e prática da liderança, coordenação de equipe, o cumprimento de metas em grupo e demais habilidades, onde a comunicação foi fundamental para a prática da atividade. Os alunos de administração foram desafiados a formar equipes e produzirem pizzas. O resultados foi fantástico, os alunos puderam experimentar e “provar” as pizzas feitas por eles.

Depoimentos:

A acadêmica Debora Luana Laabs assim se manifestou: “Em relação a última atividade, muito show, assim como em todas as aulas, mais uma vez foi quebrado paradigmas, saído da rotina e da nossa zona de conforto, tarefas sempre diferentes fazendo com que a teoria vinha em realidade sem percebermos. Acredito que deveria ter mais disciplinas na grade curricular nesse sentido, pois o aprendizado é muito maior quando podemos relacionar os dois”.

“Com certeza a metodologia utilizada para as aulas de jogos de empresa, nos trouxe outro modelo de aprendizado, aprendemos na prática ao invés de ficar sentadas 9 aulas lendo e aprendendo a teoria. Foi através dos jogos (inclusive a maioria deles a própria turma trouxe e incorporou), que aprendemos os benefícios da aplicação de jogos em empresas e outras instituições, para inclusive aprender a trabalhar em equipe, criar modelos estratégicos e que através do dinamismo mostrar a realidade vivida em empresas e outras inúmeras situações. Esse aprendizado prático desenvolve os participantes e nos trouxe conhecimentos específicos, mostrando o quanto é importante o processo de tomada de decisão.

Como diz a regra, aprendemos quando participamos ativamente do processo, e foi exatamente isso que aconteceu. E sobre a última aula, bom o que falar? Nos despedimos da disciplina com mais um jogo empresarial, onde buscava-se o trabalho em equipe e o aprendizado para saber lidar com pessoas com deficiências e limitações.

Já a acadêmica Neidi Meier disse: \"Professor Adilson, suas aulas foram fantásticas, pena que só tivemos no último semestre. Isso é tudo que tenho para dizer”.

Para o Prof. Adilson, a disciplina, em síntese, busca o aperfeiçoamento do conhecimento, o desenvolvimento de habilidades e competências dos acadêmicos para atuarem de forma criativa e estratégica, contribuindo na otimização dos resultados e a continuidade das empresas. Através das simulação de disputas e jogos empresariais simula-se a realidade. O desafio aos docentes é fazer a diferença para isso e o uso de novas metodologias são essenciais. Fazer diferente é o maior desafio, o resultado é consequência, afirma o professor.

Administração


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento