Com o objetivo de ampliar o conhecimento teórico adquirido na disciplina de Administração de Comércio Exterior, os acadêmicos do sétimo semestre do curso de Administração desenvolveram planos de exportação de produtos regionais.
A professora Me. Nathalia Berger Werlang, afirma que a atividade teve como intuito proporcionar ao aluno a oportunidade de colocar em prática o conhecimento teórico adquirido ao longo da disciplina, desde a identificação do mercado comprador potencial no exterior, até o planejamento do embarque do produto. Para isso, os alunos tiveram que identificar todas as informações relevantes no ato de negociação internacional que qualificam o processo de exportação.
Os alunos criaram empresas e produtos potenciais para o mercado externo, identificaram o mercado comprador, calcularam o preço de venda do produto a ser exportado, identificaram o melhor meio de transporte para o produto e por fim elaboraram a documentação necessária para a exportação.
Os produtos desenvolvidos pelos acadêmicos foram variados, como por exemplo: vinho, carne de coelho, cachaça, chinelos, suportes para vinhos, embutidos e artesanatos.