Na última semana os acadêmicos do 3º semestre do curso de Administração da FAI Faculdades estiveram participando do Treinamento Educacional em Ambiente Natural (TEAN). De acordo com o professor Vianei Luis Hammerschmitt, organizador da prática, o objetivo da vivência esta pautado numa hermenêutica do desenvolvimento humano ao longo dos tempos permeado pelos desafios atuais das práticas cotidianas das organizações. Dessa forma, o foco foi desenvolver o espírito de equipe através da liderança cooperação e solidariedade, práticas fundamentais em qualquer organização.
A acadêmica Fabiane Favretto, líder do grupo 5, defende que essa vivência foi de enorme contribuição para o aprendizado e perfil dos acadêmicos, além de fazer com que os grupos envolvidos estivessem a todo momento sendo desafiados pelo espirito de liderança, bem como, mostrou a importância de sermos solidários e trabalharmos de forma cooperativa.
Para a acadêmica Andressa Mayer, a atividade prática do TEAN foi com certeza uma experiência única para cada um. \"Muitas daquelas atividades nunca tínhamos feito em nossa vida e com isso, quebramos vários paradigmas. Foi possível perceber a união da turma, já que todo mundo cooperou e não mediram esforços para executar as tarefas. Solidariedade é outro ponto que esteve bem claro nas atividades, pois ninguém foi ´discriminado´ por não conseguir completar algum desafio, pelo contrário, deram apoio para continuar tentando. As atividades demonstram o dia-a-dia de qualquer profissional, já que lidar com desafios são uma das realidades do profissional administrador\".
Já a acadêmica Luana Pivatto afirma que a experiência de poder participar de aulas como esta proporciona um aprendizado que na maioria das vezes não aprendemos em sala de aula. Basta viver para aprender. Fui nomeada líder do grupo. E líder é aquele que orienta, acompanha, dá forças para continuar, não desanima perante as dificuldades, assume as responsabilidades e acima de tudo, escuta o que os colegas têm a dizer. \"Posso dizer que não fui líder sozinha, todos contribuíram para podermos realizar as atividades com sabedoria e sendo solidários com os limites do próximo\", destaca a acadêmica.
A coordenadora do Curso, professora Rosiane Oswald Flach agradece aos professores envolvidos e aos acadêmicos por participarem de forma tão intensa da atividade.