7º SEMIC - SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PEDAGOGIA
3° SEMINÁRIO INSTITUCIONAL INTERDISCIPLINAR PIBID- FAI
A comissão organizadora do 7º Seminário de Iniciação Científica e 3° Seminário Institucional Interdisciplinar PIBID - FAI do Curso de Pedagogia abre edital para as inscrições de apresentação de trabalhos acadêmicos/científicos.
I DAS INSCRIÇÕES
1.1 As inscrições e submissões deverão ser efetuadas no Sistema de Eventos da FAI, no período de 15 de Agosto a 15 de setembro de 2016. O link para inscrição e submissão estará disponível no site da FAI Faculdades.
1.2 No momento da inscrição deverão identificar a modalidade do trabalho (pôster ou apresentação oral), bem como o tipo do trabalho (artigo original, artigo de revisão bibliográfica, resumo de monografias, teses ou dissertações, resenha bibliográfica, memórias ou relatórios de estágios e projetos escolares).
1.3 O evento é destinado ao seguinte público: alunos e professores da Educação Básica, acadêmicos, egressos, pós-graduandos, docentes em nível de graduação e pós-graduação, Instituições de Ensino Superior.
1.3 Todos os trabalhos poderão ter, além do autor, mais 02 (dois) coautores.
1.4 A Mostra contará com a apresentação de duas modalidades de trabalhos científicos, o pôster e a apresentação oral, que serão avaliados e apresentados contemplando as seguintes temáticas:
ØModelagem em educação matemática
ØÉtica Matemática
ØDireitos humanos e educação integral
ØFormação de Professores
ØPráxis educacional e interculturalidade
ØEducação Inclusiva
ØAprendizagem
ØTecnologias da Informação e Comunicação
ØPolíticas Educacionais
ØInter/transdisciplinariedade
1.5 Para alunos da Educação Básica e acadêmicos de cursos de Graduação, o trabalho deverá ser orientado por professor.
1.6 Poderão ser inscritos artigos originais, ou resumos de monografias, teses, dissertações, resenhas bibliográficas, artigos de revisão bibliográfica, memórias e relatórios de estágios e de projetos escolares na área da educação e áreas afins.
1.7 Somente serão aceitas as inscrições se acompanhadas do trabalho, digitado conforme as normas descritas no item VII deste Edital.
1.8 Os inscritos receberão certificados de participação mediante a apresentação do trabalho no evento.
1.9 A inscrição é gratuita para os participantes do 7º SEMIC e 3° Seminário Institucional Interdisciplinar PIBID- FAI.
II- DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS
2.1 Na seleção dos trabalhos serão observados os seguintes critérios:
I - Relevância do trabalho para área da educação e áreas afins de acordo com o item 1.5;
II - Relevância do tema;
III- Adequações as normas de formatação ABNT FAI;
III - Criatividade e originalidade.
2.2 Os trabalhos que não atenderem os requisitos do item 2.1 não serão homologados.
III - DA HOMOLOGAÇÃO DOS TRABALHOS
3.1 A aprovação do trabalho será comunicada via e-mail.
3.2 A homologação dos trabalhos inscritos será publicada no site da FAI Faculdades e exposta no mural do Curso de Pedagogia a partir do dia 23 de setembro de 2016.
IV - DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO
4.1 A comissão de avaliação será composta por 5 (cinco) professores e a coordenação do Curso de Pedagogia da FAI Faculdades.
V - DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
5.1 Os trabalhos serão apresentados no dia 30 de setembro de 2016 nos locais a serem definidos e divulgados pela Comissão Organizadora.
5.2As comunicações orais deverão ter duração mínima de 10 minutos e máxima de 15 minutos sendo que os pôsteres ficarão em exposição durante todo o período do evento e posteriormente, nas dependências da FAI Faculdades.
5.3As comunicações orais podem ser realizadas com auxílio de projetor multimídia, notebook e/ou de outros recursos que estarão disponíveis nas salas de apresentação.
VI DAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO PÔSTER
6.1. O pôster deverá ter um tamanho de 1,20 m de altura por 0,80 cm de largura. Será aceito apenas um pôster por trabalho.
6.2. Deverá constar na estrutura do pôster: cabeçalho (título do trabalho evidenciado, nomes dos autores, nome do professor orientador e instituição onde o trabalho foi realizado), introdução; justificativa; objetivos; referencial teórico; metodologia; considerações e referências.
VII DAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DOS TEXTOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL
7.1. Os textos referentes às comunicações orais submetidos no sistema de eventos devem ter a seguinte formatação:
I-Título do Trabalho: em caixa alta, centralizado, negrito, fonte 12;
II-Identificação do(s) autor(es): logo após o título, na margem direita da página, com nota de rodapé informando ser aluno de curso de graduação, o nome do curso (Curso, projeto de Pesquisa, Grupo de Estudo e Faculdade ou Universidade), bem como informe a titulação acadêmica e, facultativamente, a atividade profissional de forma sucinta. Incluir ao final do e-mail;
III- O resumo deverá apresentar as seguintes palavras dentro do texto como orientação estrutural: introdução, desenvolvimento (metodologia, resultados discussões), conclusões e referências. O texto, para fins deste evento deve conter no mínimo seis e no máximo oito laudas; A entrada do parágrafo deve ser de 1,25cm, a fonte utilizada deverá ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5cm. As margens devem ser: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, direita 2,0 cm e esquerda 3,0 cm, alinhamento justificado, exceto as referências que deverão ser alinhadas a esquerda.
7.2 . Os artigos devem seguir as informações abaixo e o modelo padrão em anexo:
I-Título do Trabalho: em caixa alta, centralizado, negrito, fonte 12;
II-Identificação do(s) autor(es): logo após o título, na margem direita da página, com nota de rodapé;
III- Resumo: deverá apresentar o(s) objetivo(s) da pesquisa, a justificativa, a metodologia e a conclusão; deverá ser escrito em espaçamento simples, sem recuo e conter entre 100 a 250 palavras; tamanho da fonte 12;
IV-Palavra-chave: de três a cinco palavras, separadas por ponto e vírgula; tamanho da fonte 12;
V-O texto deverá ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm, com primeira linha recuada em 1,25 cm. As margens devem ser: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, direita 2,0 cm e esquerda 3,0 cm;
VI- As citações diretas, com mais de três linhas, deverão ser inseridas em bloco, ou seja separadas do texto por uma linha em branco antes e depois, com recuo de 4,0 cm da margem esquerda; fonte 10; espaço entre linhas simples e sem aspas;
VII-O artigo deverá conter, no mínimo, 08 páginas e no máximo 12 páginas;
VIII DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1 Quando de sua inscrição no Evento o participante manifesta sua total e incondicional aceitação a todo o disposto neste edital, bem como renuncia a qualquer questionamento sobre os critérios de julgamento adotados.
8.2 Todos os participantes expressam, automaticamente, sua permissão para que a FAI Faculdades faça uso gratuito de seu nome, fotografia, imagem, som de voz, preferências e/ou qualquer declaração acerca do 7º SEMIC, que tenha emitido ou cuja autoria lhe seja atribuída, para uso exclusivamente promocional, ligado à publicidade, propagandas e atividades promocionais deste edital, ou de qualquer outra promoção da FAI Faculdades em todo e qualquer meio/veículo de comunicação, sem a necessidade de autorização, bem como de qualquer compensação financeira.
8.3 É de responsabilidade do autor toda a informação contida no trabalho.
8.4 É de responsabilidade do autor a correção ortográfica.
8.5 As decisões dos trabalhos selecionados são definitivas e irrecorríveis.
8.6 Eventuais omissões ou dúvidas oriundas do presente edital, provenientes de questionamentos formulados pelos participantes ou de divergências decorrentes das situações não-previstas neste documento, serão avaliadas pela Comissão Organizadora do evento.
COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO
________________________________ ________________________________
Maria Preis Welter Jair André Turcatto
Coordenadora do Curso de Pedagogia Professor do Curso de Pedagogia e
Coordenador do PIBID
________________________________ _____________________________ Fabiana Raquel Muhl Kurlan Frey
Professora do Curso de Pedagogia Professor do Curso de Pedagogia
________________________________ ________________________________
Daiana Raquel Paschoali Otília Maria Dill Wohlfart
Professora do Curso de Pedagogia Professora do Curso de Pedagogia
Itapiranga, 09 de agosto de 2016.
ANEXOS
MODELO DE RESUMO
TÍTULO DO TRABALHO EM NEGRITO E CENTRALIZADO
Nome do autor [1]
Nome do coautor (se houver)
INTRODUÇÃO
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
DESENVOLVIMENTO (Fundamentação teórica)
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
METODOLOGIA
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
CONSIDERAÇÕES
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
REFERÊNCIAS
MODELO DE ARTIGO ORIGINAL
TÍTULO DO TRABALHO
Nome do autor[2]
Nome do coautor (se houver)
RESUMO: (em português e língua estrangeira - inglês)
INTRODUÇÃO
Abordando o tema (assunto a ser tratado na pesquisa); o problema ou hipótese (nesse caso a pesquisa é guiada por uma questão norteadora); o objetivo (quais elementos se pretende apresentar na pesquisa); a justificativa (relevância e importância da pesquisa para a comunidade em geral ou acadêmica).
DESENVOLVIMENTO
Corpo do texto (Debate teórico sobre a pesquisa (com subtítulos, mas não em capítulos).
Metodologia (caracterização da pesquisa, instrumentos de coleta de dados).
Discussão de dados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
[1] Acadêmico(a) do Curso de Graduação em Pedagogia pela FAI Faculdades. E-mail: entre outras informações.
[2] Acadêmico(a) do Curso de Graduação em Pedagogia pela FAI Faculdades. E-mail: entre outras informações.