Loading...

NOTÍCIAS

08 Set 2014

Turma do curso de Agronomia realiza visita técnica na disciplina de Olericultura

A turma do curso de Agronomia da FAI Faculdades (AGR38), acompanhada do professor da disciplina de Olericultura Vilson José Gabriel, realizou visita técnica à propriedade rural de Roque Führ, localizada à Linha Laranjeira, Itapiranga. Na oportunidade os acadêmicos puderam confrontar os conteúdos abordados em sala de aula com a realidade no campo referente ao cultivo de várias culturas olerícolas em diferentes sistemas de produção, com ênfase no cultivo semi-hidropônico de morango.

Na produção olerícola, para uma mesma cultura, têm-se à disposição diversos sistemas de produção. Na produção de morango os sistemas de produção evoluíram muito, partindo-se da produção em canteiros com solo descoberto, passando a utilizar o mulching com diversos materiais de cobertura do solo, cultivo protegido e, atualmente, o sistema que está sendo empregado por vários produtores, o de cultivo semi-hidropônico.

O termo semi-hidropônico é empregado por se utilizar substrato não inerte de nutrientes. É evidente que quanto mais um sistema de produção avança é necessário atentar-se aos detalhes do processo de produção. No cultivo semi-hidropônico, além de outros aspectos importantes, fator decisivo é a disponibilização balanceada na dose e frequência correta dos fertilizantes, os quais são fornecidos através da fertirrigação pelo sistema de gotejamento. A dose e a frequência de disponibilização dos nutrientes não seguem obrigatoriamente um programa pré-estabelecido, pois as condições climáticas interferem decisivamente no metabolismo da planta e por consequência modificam a sua demanda por nutrientes.

Para os acadêmicos as visitas técnicas são extremamente importantes, pois proporcionam uma aproximação entre a teoria e a prática, preparando-os melhor para a atuação no mercado de trabalho, explica o professor Vilson.

O curso de Agronomia da FAI Faculdades agradece ao agricultor Roque Führ por possibilitar a visita técnica à sua propriedade rural e com isso agregar conhecimento aos acadêmicos.

Agronomia


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento