O componente Curricular Educação Especial/Inclusiva II, tem como objetivo ampliar o conhecimento acerca da educação especial com olhar direcionado à metodologia de ensino, instrumentalizando os(as) acadêmicos(as) para atuar com alunos com deficiência.
A oficina foi um momento em que os acadêmicos(as) tiveram a oportunidade de vivenciar a forma de como atuar com alunos com deficiência visual em sala de SAEDE - Serviço de Atendimento Educacional Especializado e AEE - Atendimento Educacional Especializado, atendimentos estes que acontecem no contra turno dos alunos com deficiência.
Ainda possibilitou colocar-se no lugar da pessoa com deficiência visual, através das vivências de orientação e mobilidade, da simbologia Braille nas máquinas Perkson e nas regletes para alunos cegos, do material ampliado, do telescópio (visualização para longe), lupas (visualização para perto) para alunos com baixa visão.
Após todas as vivências realizadas, aconteceu a reflexão/discussão e relatos de como é se colocar no lugar do outro, bem como do aprendizado na área visual.
Com estas e outras atividades a FAI Faculdades busca através de seus componentes curriculares formar os acadêmicos com um olhar inclusivo, onde todos devem ter a oportunidade e equidade de direitos a uma educação transformadora e inclusiva.