Conforme o professor Vianei Luis hammerschmitt, o objetivo da viagem foi conhecer as estratégias de pesquisa na área da história através das fontes históricas oferecidas pela arqueologia. Dessa forma, a visita visou conhecer a metodologia de pesquisa para obtenção e exploração de fontes arqueológicas da região oeste, bem como, sua conservação e arquivamento. A visita ampliou a visão dos acadêmicos sobre a importância da pesquisa e sua contribuição na definição da história regional.
Conforme a acadêmica Aline Spies Borscheid, a viagem contribuiu para esclarecer sobre a importância dos dados arqueológicos para o oeste de Santa Catarina e o que elas representam para a região e para o país. Ampliou o conhecimento pois desenvolveu uma visão muito real e prática das fontes e sua importância na construção da história local.
A acadêmica Jaqueline Kessler destaca que a visita contribuiu muito para entender melhor sobre a história e suas possibilidades de pesquisa, sendo que o Centro de Memórias do Oeste, além de ser um centro de pesquisa e preservação, serve de memória e difusão, pois permite aulas práticas e interativas sobre a história da nossa região, fortalecendo o interesse por conhecer melhor a nossa região.