Com a participação da população e acadêmicos doscursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da FAI Faculdades, aconteceu no município a 4ª Conferência Municipal da Cidade de Itapiranga, etapa preparatória para a 6ª Conferência Estadual e Nacional das Cidades. O encerramento ocorreu nesta quarta-feira, 8, na Associação Recreativa e Cultural Imigrantes. O evento, que neste ano aborda o tema A função social da cidade e da propriedade, com o lema Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas, foi promovido pelo poder Executivo, Legislativo e Conselho Municipal da Cidade de Itapiranga, com a apoio da FAI Faculdades, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo.
A programação realizada nos dias 7 e 8 de junho, contemplou quatro palestras relacionadas ao temário da Conferência. Na primeira noite, o Dr. Cláudio Machado Maia abordou o tema Brasil Urbano: cidade que temos. No mesmo dia, o Me. Alexandre Maurício Matiello tratou do temário Plano Diretor e os instrumentos da política urbana. Na segunda noite, o Dr. Maycon Robert Hammes falou do assunto A cidade que queremos. Concluindo o roteiro de palestras, a tabeliã Taís Mirela Sauer fez a abordagem da temática A função social da cidade e da propriedade. Nos dois dias, com base nos apontamentos dos palestrantes, os munícipes e acadêmicos foram divididos em grupos para a elaboração de propostas que possam auxiliar na resolução de questões coletivas na esfera municipal, estadual e nacional.
Conforme o presidente da comissão preparatória da 4ª Conferência Municipal da Cidade, Artêmio Scalon, o envolvimento da população e acadêmicos contribuiu significativamente para que a Conferência pudesse alcançar seus objetivos. Penso que o trabalho realizado até aqui foi de grande valia, em vista de que analisando de forma superficial as propostas apresentadas, podemos afirmar com convicção que estamos munidos de boas sugestões para tornar nossa cidade um lugar cada vez melhor de se viver, destaca. De acordo com Artêmio, a proposta prioritária do município na esfera municipal, estadual e nacional, será definida pela votação dos participantes da etapa municipal da Conferência no portal da FAI Faculdades, através do sistema informatizado que contempla todas as sugestões dos grupos formados nas duas noites do evento. O prazo para votação das propostas encerra na segunda-feira, dia 13 de junho.
Após o término do período de votação, a comissão preparatória da 4ª Conferência Municipal da Cidade de Itapiranga estará se reunindo para fazer a compilação das propostas e elaboração dos relatórios para a 6ª Conferência Estadual das Cidades. O município estará representado na etapa estadual por três delegados escolhidos na Conferência Municipal, sendo um representante do Executivo e dois da sociedade civil. Os titulares são: Franciele Rohr, Valdir Bourscheidt e André Debarba. Como suplentes foram indicados: Maciel Welter, Carlinhos Mallmann e Givanildo Martins de Quadros. A data da Conferência Estadual ainda não está definida.