Loading...

NOTÍCIAS

03 Dez 2016

Projeto de pesquisa em estudos dirigidos acerca da arbitragem como método extrajudicial de resolução de conflitos encerra as atividades

O projeto de pesquisa em estudos dirigidos acerca da arbitragem como método extrajudicial de resolução de conflitos, coordenado pela professora Isabel Maciel Mousquer Ribeiro, concluiu na última quarta-feira, dia 30, as atividades previstas para o ano de 2016.

No decorrer dos encontros, realizados quinzenalmente pelo grupo, foram apresentados e discutidos vários temas referente à arbitragem, com destaque aos capítulos do livro Arbitragem e Processo de Luis Alberto Carmona; o funcionamento de uma Câmara Arbitral, abordando como se dá a audiência e a sentença, além da estrutura da antessala e da sala de audiência; referente à sentença foi abordado o reexame necessário e demais recursos; foi estabelecida a diferença entre a mediação e a arbitragem e nessa linha foram abordadas as situações que podem ser resolvidas por meio da arbitragem.

Posterior ao embasamento teórico teve início à simulação de casos práticos. As simulações de casos práticos são de grande importância, tendo em vista que aproximam ainda mais os acadêmicos com a prática do procedimento arbitral que vem conquistando cada vez mais espaço como meio alternativo de resolução de conflitos, tendo em vista sua agilidade e eficiência, principalmente com as inovações trazidas pela lei 13.129/2015.

O grupo de pesquisa em estudos dirigidos acerca da arbitragem como método extrajudicial de resolução de conflitos retoma as atividades em 2017.

Direito;


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento