O professor da FAI Faculdades, Douglas Franzen, através do Programa do Doutorado Sanduíche Capes/MEC/UPF, realizou pesquisa no Departamento de História da Pontifícia Universidad Catolica de Chile, com orientação do professor Dr. Javier Puente. A pesquisa buscou compreender a cooperação alemã na América Latina através da instituição Misereor no contexto das décadas de 60 e 70. Esta é a segunda fase da investigação que iniciou em 2016 na Universidade de Aachen, Alemanha.
Os projetos de cooperação se relacionaram com o contexto geopolítico da Guerra Fria em que a América Latina foi vista como um território importante para a influência do capitalismo ocidental e da instauração de um padrão de desenvolvimento numa dinâmica Norte-Sul e desenvolvimento/subdesenvolvimento.
A PUC Chile figura hoje no ranking de melhor universidade da América Latina e de fato, é uma instituição que recebe pesquisadores e professores de diversos países e está comprometida com uma educação superior voltada para a pesquisa e a produção de conhecimento. É importante que estudantes da FAI vislumbrem possibilidades acadêmicas internacionais, pois existem muitos apoios financeiros para essas atividades de pesquisa., destaca Douglas.